
“Faça Direito com quem só pensa em Direito”.
É este o slogan da nova campanha de vestibular do Cesul (Faculdade de Direito) de Francisco Beltrão. O objetivo é despertar nos jovens que pretendem prestar vestibular, e que decidiram pelo Direito, o desejo de cursar a graduação numa faculdade focada apenas na área jurídica.
Neste ano haverá três locais de prova: Francisco Beltrão, Realeza e Barracão. O processo seletivo tem data marcada: dia 22 de novembro, um sábado, a partir das 14 horas. Para quem trabalha no comércio, o horário à tarde é um importante diferencial.
Conforme Rafael Schultz Bahr, a prova é focada na área de humanas. “Avaliamos o candidato através de uma redação e 20 questões de conhecimentos gerais e lógica.”
Campanha do vestibular
A criação da campanha e o todo o conceito do vestibular do Cesul é trabalho da agência 433, de Curitiba. Segundo Rafael, a equipe de publicitários deu ênfase ao artigo 5º e idealizaram três incisos do mesmo. A ideia é chamar a atenção dos candidatos para a importância do Direito na vida em sociedade e da própria família.
Para Rafael, o principal objetivo é chamar a atenção para os direitos fundamentais que estão em voga e que são apontados de maneira incisiva no artigo 5º.
Jovens procuram informações sobre o curso
Com o intuito de tirar dúvidas dos jovens e divulgar a metodologia da faculdade, o Cesul marcou presença na 6ª Feira das Profissões, promovida pelo Colégio Estadual Mário de Andrade, em Francisco Beltrão. Conforme Rafael, durante os dois dias de feira, os jovens procuraram o estande do Cesul, em sua maioria, decididos pelo curso de Direito. “Como nós só trabalhamos com Direito, se eles tinham alguma dúvida sobre a área, já vinham nos procurar.”
Outra realidade que Rafael percebeu durante a feira foi a procura pelo curso de Direito para futuramente poder prestar concurso público. Os jovens estão cientes da importância da graduação e sabem que quem faz Direito tem vantagem. “Isso porque, na maioria das provas de concursos são cobradas questões do direito constitucional e administrativo.”
Muito jovens também perguntaram sobre mensalidade e condições de pagamento. Rafael disse que grande parte sai satisfeita quando fica sabendo das facilidades do Financiamento Estudantil (Fies) e do Prouni. “A falta de dinheiro não é desculpa para deixar de estudar, pois as instituições particulares têm esses benefícios para quem tem vontade de aprender, ter uma carreira”, enfatizou Rafael. Além destes benefícios, o Cesul também oferece um programa de bolsa de estudo que concede desconto na mensalidade para o aluno que realiza pesquisa científica.
A professora Mirian também esteve no estande do Cesul durante a feira, e disse que apesar do mau tempo – choveu muito na noite de quinta (18) e manhã de sexta (19) -, teve boa participação dos alunos do ensino médio. “Eu acho que é muito válido, tivemos um público muito bom, fizemos várias inscrições para o vestibular. É um momento bem importante para que as faculdades ganhem mais visibilidade.”