Fest Peru atrai centenas de pessoas ao bairro Água Branca
A 9ª Fest Peru, no Centro Comunitário Padre Arthur, no bairro Água Branca, em Francisco Beltrão, reuniu centenas de pessoas ao meio-dia de terça-feira, 7, no Dia da Independência. Cerca de 80 pessoas serviram as pessoas que estavam nas cerca de 100 mesas.
Para cada seis a sete mesas havia um casal para servir os perus e os pratos de acompanhamento. Do lado de fora, a Guarda de São Cristóvão de Marmeleiro coordenou o trânsito e os estacionamentos.
Neste ano a festa foi maior, a comissão organizadora vendeu as mesas vários dias antes da realização da Fest Peru. No dia da festa, os preparativos começaram às 2 horas da manhã. Os perus de oito e dez quilos foram colocados para assar em três fornos e ao meio-dia já estavam bem assados.
Candidatos a vereador e a prefeito de Francisco Beltrão e Marmeleiro prestigiaram a festa. De Beltrão, compareceram Vilmar Cordasso (PP) e Jocemar Madruga (PC do B). A candidata Luciana Rafagnin (PT) não almoçou no local, mas seus assessores prestigiaram o evento. De Marmeleiro vieram os candidatos Juvenal Ghettino (PSDB) e Magda Bandeira (PP), além do ex-prefeito de Beltrão João Arruda (PFL) e do deputado federal Nelson Meurer (PP).
Vários candidatos a vereador também compraram mesas e levaram seus cabos eleitorais e familiares para degustar os pratos à base de peru. Foram servidos saladas, arroz, peru à milanesa e peru inteiro recheado, pães e cuca. O clima era de descontração entre as pessoas, mesmo com o forte calor.
O município sedia um abatedouro de perus da Sadia há cerca de oito anos. É praticamente uma das únicas agroindústrias do Estado a explorar a produção de perus.