Festa homenageia os 60 anos da Seab
Sexta-feira, em Francisco Beltrão, acontece a festa em homenagem aos pioneiros da agropecuária da região. O vice-governador e secretário estadual da Agricultura, Orlando Pessuti, dará prosseguimento às comemorações dos 60 anos de criação da Seab, quando o Governo do Paraná está registrando e destacando a importância do trabalho da gente do campo na história do Estado.
Pessuti afirma que os encontros da Seab com os agricultores e pecuaristas paranaenses nos eventos já realizados, ?têm se caracterizado por momentos de emoção, já que pela primeira vez os pioneiros recebem o reconhecimento público pela sua coragem, trabalho e esperança, fatores que foram decisivos para a construção da pujante realidade agropecuária do Paraná?.
Ele destaca que ?por inspiração do governador Roberto Requião, essas homenagens, que acontecem em todo o interior do Paraná, e se realizam, agora em Francisco Beltrão, têm significado importante para todos os que hoje fazem da atividade agropecuária o seu meio de vida. É que, se o agronegócio paranaense alcança um estágio avançado de desenvolvimento, foi graças ao trabalho dos pioneiros ? gente boa do campo ? que acreditaram num futuro melhor e com muito trabalho e sacrifícios venceram obstáculos e plantaram bases sólidas para o crescimento e fortalecimento de nossa economia?.
Segundo ele, foi por esta razão que o governador Roberto Requião solicitou que a Secretaria da Agricultura, ao estabelecer a agenda para comemorar os seus 60 anos de existência, ?destaque e valorize o trabalho desenvolvido pelos nossos pioneiros. Trabalho e dedicação que devem servir como exemplo para todos que acreditam num Paraná mais justo e solidário?
A solenidade de homenagens aos pioneiros acontecerá sexta-feira, dia 3 de setembro, às 10 horas, no Santa Fé Clube de Campo, reunindo autoridades, agricultores e pecuaristas dos municípios atendidos pelo núcleo regional da Seab de Francisco Beltrão. Também serão homenageados os funcionários mais antigos do núcleo regional da Seab de Francisco Beltrão.
A Secretaria da Agricultura vai também prestar homenagens a entidades de classe da área rural que, de acordo com Orlando Pessuti, ?o agronegócio paranaense deve muito a ação construtiva das instituições que congregam produtores e trabalhadores rurais. Destacando o associativismo que com seu profissionalismo é responsável hoje, por mais de 50% da produção e comercialização da agropecuária do Estado?.