Fetraf-Sul promove debate sobre agroindústria familiar
Termina hoje os dois dias de debate organizados dentro do evento da Fetraf-Sul, na Casa de Formação, abordando o tema das agroindústrias da agricultura familiar.
Luiz Perin, coordenador da Fetraf no Paraná, considerou positivo os debates, que têm como público dirigentes da região metropolitana de Curitiba, e das regiões Sul, Centro e Sudoeste do Paraná. ??A agricultura familiar está cada vez mais estruturada??, comentou.
Entre os assuntos de ontem, três destaques: Valmor Bordin falou sobre a comercialização da Conab junto a agroindústrias familiares. ??São quatro ações, a comercialização direta, contrato de garantia, compra antecipada e compra especial??, resumiu Valmor.
Abdel Nasser, da coordenadoria estadual das agroindústrias familiares comentou sobre legislação. Um exemplo: agora pode, na mesma propriedade familiar, existir a transformação da matéria-prima de dois produtos, vegetal e animal. Antes a legislação proibia.
??Em geral a legislação é feita só para os grandes, por isso a agroindústria familiar precisa lutar pelo seu espaço??, disse Nasser.
José Adelmar Batista, coordenador geral do Programa de Agroindústrias do Ministério do Desenvolvimento Agrário, também esteve presente. Ele explicou sobre o programa de agroindustrialização do Ministério, abordando temas como linhas de crédito, limites de financiamento, orientação, etc.