12.7 C
Francisco Beltrão
sábado, 14 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

Força-tarefa da Saúde vai às escolas atualizar vacinação de crianças

Equipe está percorrendo escolas do campo e da cidade para imunizar alunos e funcionários. Foto: Divulgação.

JdeB – Uma equipe da Secretaria de Saúde de Francisco Beltrão está percorrendo, desde a semana passada, escolas e colégios públicos para vacinar os estudantes. A força-tarefa é realizada de forma conjunta entre o pessoal da Saúde e da Educação (do Estado e município) e pretende facilitar o acesso às vacinas, atualizando a caderneta dos jovens.

O chefe do Núcleo Regional de Educação, Paulo Schwalm, destaca que a proposta é melhorar os índices de vacinação por meio de uma espécie de busca ativa, mas que nenhum estudante será imunizado sem autorização dos responsáveis. “Nós temos um fluxo em que as unidades de saúde e direções de escolas se conversam e avaliam a necessidade de vacinação no ambiente escolar. Havendo isso, é encaminhada aos pais uma autorização em que eles expressam a permissão para imunização dos filhos”, pontua.

A vacinação é para combater diferente doenças e são aplicadas doses da influenza, HPV, pentavalente, pólio, DPV e pneumocócica, entre outras. Além de proteger os estudantes, a imunização é uma aliada no ensino. “Um aluno que precisa se afastar de sala de aula, mesmo que por poucos dias, já vai ter prejuízo de aprendizagem”, completa Paulo.

- Publicidade -

Ação reforça necessidade de imunização
Na rede municipal, as equipes vão até as escolas e centros de educação infantil da cidade e interior. Nesta semana, por exemplo, a força tarefa esteve na Escola Deni Schwartz, em Ponte Nova do Cotegipe, além de outras. A direção levanta informações sobre a necessidade de vacinação dos alunos, comunica e pede a autorização dos pais e, por meio do cronograma da Saúde, os profissionais organizam as aplicações. “O foco, com esta ação, são as crianças, mas é preciso lembrar que os adultos também precisam conferir sua carteirinha e atualizar a vacinação, quando necessário”, lembra o secretário de Saúde de Beltrão, Manoel Brezolin.

Um ponto levantado pelo secretário é que a falta de vacinação vem trazendo à tona doenças que estavam erradicadas. “Estamos tendo um aumento significativo de coqueluche em várias regiões do Paraná, uma doença que estava controlada, mas que, dada a baixa cobertura, está retornando. Assim como o sarampo, há alguns anos”, cita.

Campanha prossegue
A força-tarefa faz parte da campanha de vacinação “Proteja seu filho em cada fase da vida – Manter a caderneta de vacinação atualizada é garantia de saúde para a vida toda”.
“O objetivo da iniciativa é ampliar a cobertura vacinal no Estado, evitando que doenças já erradicadas voltem a circular. A ação representa mais um passo rumo à meta, considerada ideal pelo Ministério da Saúde, que é de imunizar entre 90% do grupo prioritário contra a gripe, ainda neste ano”, reforçou o secretário estadual da Saúde, César Neves. (*Com informações da AEN)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques