
Hoje, feriado municipal, não tem aula, comércio e órgãos públicos não abrem as portas em Francisco Beltrão (o Jornal de Beltrão, que circula amanhã, tem somente expediente interno para o pessoal da Redação e da gráfica). Comemora-se o Dia do Município.
Francisco Beltrão desmembrou-se de Clevelândia – junto com Pato Branco, Santo Antônio do Sudoeste, Barracão e Capanema – dia 14 de dezembro de 1952, daqui a um mês, portanto, completará 62 anos. A comemoração foi antecipada para a data de criação. A Lei 790, assinada pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, é de 14 de novembro de 1951.
“Na verdade, neste dia 14 de novembro estaríamos comemorando 63 anos de criação do município e não 62 anos de instalação”, observa o ex-secretário municipal e ex-vereador Sérgio Galvão. No seu tempo de vereador, existiu o movimento que pedia antecipação da comemoração de dezembro para novembro. E ele era contrário. “Acho que não devia ter mudado, mas, como mudou, tem que respeitar”, admite Galvão.
Ficou bom pra todos
O setor que sugeriu à Câmara para criar uma lei que antecipasse legalmente a comemoração foi o comércio, que se sentia contrariado em fechar as portas no período de intensas vendas de fim de ano. Mesmo as lojas que insistiam em abrir dia 14 de dezembro enfrentavam dificuldades, entre elas a falta de creches, que fechavam naquele dia e os funcionários não tinham onde deixar os filhos.
“Ficava complicado, o comércio queria abrir [dia 14 de dezembro], mas era feriado e, para quem queria trabalhar, faltava creche; depois que mudou não deu mais aquele problema, ficou bom pra todo mundo”, diz a presidente da CDL, Rejane Bravo.
Os comerciantes não se importam de fechar as portas um dia em novembro, mês menos movimentado. Mesmo que emende dois dias de feriado, pois é a véspera de 15 de novembro, data da Proclamação da República, feriado nacional. “Neste ano emenda com o fim de semana, muitos aproveitam pra viajar, inclusive eu também vou viajar, mas mesmo que seja no meio da semana, pra nós do comércio é melhor fechar dois dias seguidos em novembro do que não abrir dia 14 de dezembro, é um período que recebemos também muita gente de outras cidades que vêm fazer compras aqui”, emenda Rejane.
Santo Antônio, o mais antigo
Dos 39 municípios criados pela Lei 790, de 14 de novembro de 1951, cinco são do Sudoeste. Destes cinco, Barracão e Pato Branco continuam comemorando a data da instalação do município, 14 de dezembro. Os outros três – Capanema, Beltrão e Santo Antônio – antecipam para a data da criação, 14 de novembro.
Santo Antônio foi o primeiro a optar por esta data, desde o início. O escritor e comunicador Ilmar Auth preparou para hoje um programa especial com uma hora de duração. Ele entrevistou sete pioneiros do município, alguns que residem lá desde os anos de 1940. Vai ser apresentado pela Rádio Entre Rios, a partir das 8:30, no programa Manhã do Rádio.