Chegada do Papai reuniu milhares de pessoas no Calçadão na noite de ontem.

Papai Noel desceu a Torre da Concatedral de rappel.
Fotos: Niomar Pereira/JdeB
Francisco Beltrão já está em clima de Natal. A chegada do Papai Noel na noite de ontem, no Calçadão, deu início à programação festiva que se estende por todo o mês de dezembro. As autoridades subiram ao palco por volta das 20h40. Houve apresentação do Coral Municipal, em seguida o pastor Eder, presidente do Conselho dos Pastores Evangélicos de Francisco Beltrão (Conpev), e o bispo diocesano Dom Edgar Ertl, comandaram um momento de reflexão religiosa.
O prefeito Cleber Fontana fez um discurso rápido, citou algumas obras, e lembrou que “nada disso adianta sem felicidade no local onde a gente mora. Não vivemos em uma ilha, porque o País vive uma crise, mas estamos conseguindo trabalhar com ajuda de toda nossa equipe. E o principal, não fazemos nada sem o apoio, o carinho e a confiança da população”. Cleber ressaltou que o município trabalhou para ter uma das maiores festas de Natal do interior do Paraná. De acordo com o administrador público, empresários e a população aderiram ao Natal enfeitando suas empresas e residências.
Na sequência o Papai Noel desceu de rapel da Torre da Concatedral e recebeu das mãos do prefeito as chaves do município. As luzes da decoração natalina foram acesas e os fogos de artifício coloriram o céu da região central. O espetáculo Natal Branco, com o Grupo D’art Multiarte, da Serra Gaúcha, fechou a festa.

Prefeito Cleber Fontana, vice Antonio Pedron e Vilmar Mazzetto durante a entrega das chaves do município ao Papai Noel, na abertura do Natal, em Francisco Beltrão.
Todas as noites, até o dia 23 de dezembro, serão realizadas apresentações de corais, orquestras, danças, música e outras manifestações culturais. Além da Praça Suplicy, a Torre da Concatedral está decorada e iluminada. Uma árvore de Natal com altura de quase 20 metros foi montada no Calçadão, onde também fica a roda gigante. A casa do Papai Noel receberá milhares de crianças.
Vilmar Mazetto, diretor do Departamento de Cultura, disse que a decoração busca trazer um pouco mais de alegria, devido ao espetáculo Natal Divertido que vai acontecer todas as noites. “Os artistas começam o espetáculo na rua, chegam até a praça se apresentam usando os cenários temáticos. As crianças vão poder entrar nas casas, em uma delas poderão vestir figurino e se maquiar. Teremos pipoca, algodão doce de graça. Na parte coberta, várias atrações culturais diversificadas todas as noites.”
