
Colombara, presença confirmada no Festival.
Na segunda edição do Festival Internacional da Música Sonata de Francisco Beltrão (2ª Estação da Música), que inicia dia 5 de julho, serão oferecidos 23 cursos intensivos para estudantes e profissionais. As chamadas oficinas vão oportunizar aos participantes a troca de experiências, bem como o aprimoramento dos talentos.
Entre tantas oficinas, será oferecida a de instrumentos eruditos (cordas): piano, violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo sinfônico. Os alunos que se inscreverem nessas turmas terão aulas com professores de Belas Artes do Paraná, de Curitiba, da Faculdade Cesumar de Maringá, da Sonata de Francisco Beltrão e dois grandes mestres italianos, Marina Cavana e Elio Orio.
Para que todos possam se organizar, as aulas serão divididas por turmas pela manhã, tarde e noite, e por classificação, isto é, para iniciantes, intermediário e avançado. Dessa forma, as oficinas fluem melhor e cada aluno poderá se dedicar mais ao aprendizado. As aulas de piano serão na Sonata, já os outros instrumentos terão suas oficinas na Cesul – Faculdade de Direito.
Oficina de piano
De acordo com os diretores da Sonata Escola de Música, na oficina de piano, os alunos vão ter as lições repassadas pelo professor da Belas Artes do Paraná e pianista Jocir Macedo. Com mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná, graduação em Piano, especialização em Análise Musical, Música de Câmera e Performance Pianística, ele vem ao Sudoeste para repassar seus conhecimentos.
Um dos pontos altos dessa oficina é a técnica utilizada por Jocir, que vem de um dos grandes mestres eruditos, J.S.Bach. Além das aulas, Jocir fará um recital exclusivo aos alunos no dia 8 de julho, às 20 horas, na Sonata. Será também o correpetidor da professora Josianne Dal pozzo, que ministrará técnica vocal e canto coral.
Marina Cavana, pianista italiana de renome internacional, participará da oficina de piano, acompanhando o professor Jocir Macedo. Vale lembrar que, dia 9 de julho, no auditório da Cesul, Marina sobe ao palco para um concerto duo piano e violino, ao lado do violinista italiano Elio Orio. Um evento imperdível.
Violino, viola, violoncelo e contrabaixo sinfônico
Para atender as oficinas desses instrumentos, o festival contará com uma grande equipe de professores capacitados. São eles: Fabiano Batista – violoncelo, professor da Sonata; Luciano Gonçalves – viola, da Sonata; Alisson Barros – contrabaixo sinfônico, professor da Cesumar; além de Vinícius Batista, professor da Sonata, e Wagner dos santos, também da Sonata.
Todos os cursos terão a orientação do maestro italiano Elio Oro. A direção das oficinas é da professora Dotsy Myrna Santi Rebelatto, diretora pedagógica do Festival Internacional da Música. “Lembramos que todos poderão participar das oficinas, bem como dos concertos que acontecerão nesta semana. As inscrições e ingressos podem ser retirados na Sonata Escola de Música”, avisa Dotsy.
Mais informações sobre o festival pelo telefone (46) 3523- 2092.
Dia 8 de julho, alunos sobem ao palco
Além de participar das oficinas e aprender muito com os professores, os alunos também terão a chance de mostrar seus talentos no palco. No dia 8 de julho, às 16 horas, haverá uma tarde musical, em que alunos da oficina de piano usarão o espaço da Sonata para compartilhar seus dons e mostrar suas perfomances à pianista Marina Cavana.
Neste mesmo evento haverá participação especial do pianista brasileiro Jeferson de Mello – pianista correpetidor de Carlo Colombara, formado na Itália e pós-graduado na Espanha. Carlo estará envolvido em todo o festival, visitando e orientando os pianistas, além de acompanhar os alunos de canto do Master Class – Carlo Colombara.