O clima de inverno está dando o ar da graça e já é chegada a hora de preparar a residência para enfrentar as temperaturas amenas. Atualmente, existem no mercado várias soluções para deixar os ambientes mais aconchegantes e quentinhos. Segundo a arquiteta e urbanista Daniele Kunz Pagno, há soluções das mais simples e fáceis de mudar, como almofadas, mantas, cortinas e tapetes, como também fatores como uma iluminação mais intimista e focada, além de móveis com acabamento em madeira, couro, estofados e tecidos que amenizam a sensação de frio.
Além disso, o ar-condicionado está cada vez mais presente em quase todos os ambientes de casas e empresas. Há quem prefira as lareiras em vários estilos e tamanhos, que aquecem e são um charme à parte. “Tudo vai depender do espaço disponível e da decoração que se deseja.”
As possibilidades são inúmeras, mas tudo depende muito do desejo do proprietário. Ou seja, “a decoração depende do proprietário querer “vestir” a sua cara para o inverno”, comenta Daniele. Segundo a arquiteta, as lareiras mais utilizadas têm formas, cores e funções múltiplas e se adéquam ao gosto e estilo de vida do morador. “Nas casas de campo, as lareiras a lenha continuam muito requisitadas, já a lareira a gás ou a álcool encaixa-se perfeitamente nas casas contemporâneas, pela forma que podem adquirir, além de serem muito práticas para o dia a dia.”
Aquecimento de baixo pra cima
Quem quer pisar num piso quentinho, pode investir no piso aquecido. De acordo com Daniele, essa tecnologia veio para ficar. “Apesar do orçamento em um primeiro momento parecer alto, é um investimento em longo prazo, que deixa o ambiente superagradável. É diferente do ar condicionado, que seca os ambientes.”
Mas como funciona esse sistema? De acordo com a arquiteta, é um sistema de calefação que aquece todo o ambiente sem retirar a umidade do ar, nem queimar oxigênio. “É a forma mais prática e segura de calefação, além de ser compatível com qualquer revestimento, como laminado, porcelanato, granito, entre outros”, afirma Daniele.
No entanto, antes de investir neste tipo de aquecimento, é preciso pensar no contrapiso. “Isso porque embaixo do revestimento vai uma espécie de serpentina que fará o aquecimento. Esse serviço é feito por uma equipe especializada.”
Decoração que aquece
Se o morador não quer investir em aparelhos que aquecem os ambientes, pode muito bem utilizar a decoração a seu favor neste inverno. Conforme a arquiteta, há várias formas de a decoração deixar os ambientes mais quentes e aconchegantes. A cor, por exemplo, é uma dica bem importante. Cores quentes aliadas à intensidade da iluminação aquecem a casa.
Outra opção é aumentar o número de almofadas, usar xales e mantas e investir em um tapete macio. “Tudo isso vai deixar a sala mais aconchegante para aproveitar esses meses gelados com a família”, salienta Daniela.
A arquiteta lembra ainda que o quarto é um dos cômodos mais quentinhos da casa e nele se pode abusar do aconchego com uma linda luminária de tom quente, que dará um charme a mais. O banheiro, ao contrário, é conhecido como o lugar mais frio da residência, mas é possível deixá-lo mais apropriado ao inverno. “Pode aproveitar para colocar tapetes felpudos de elastano.”