
Agentes no combate à dengue iniciaram no Paraná uma campanha contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Uma série de ações de conscientização da população irão durar até a próxima semana. As ações tiveram início na manhã de quarta-feira, 9, no Calçadão e nos bairros da Cango, São Francisco e Padre Ulrico, cada uma das localidades com ações diferentes para o público.
No Calçadão central foi realizada a abordagem das pessoas para a distribuição de panfletos e de dicas para evitar focos, e junto a isso, foi oferecido para as pessoas um check up da pressão. Para as crianças, houve distribuição de um quebra-cabeça de uma casa, que após montado mostrava os possíveis pontos a serem cuidados na própria casa.
Simultaneamente, no bairro Padre Ulrico houve abordagem nas escolas para instruir as crianças e adolescentes.
No Bairro da Cango, os agentes estiveram na farmácia municipal, e no Bairro São Francisco foram distribuídos sacos de lixo, além de panfletagem nas casas.
O objetivo das ações é chamar a atenção dos moradores e de toda a população para que não haja um surto do mosquito. O combate deve ser feito diariamente para que o vírus não cresça e afete a população; também evitando que novos tipos de doenças e mosquitos se espalhem, como o chikungunya e zika vírus
Todas as ações têm apoio e participação de parceiros, como a UTFPR, Unimed e Sesc, que fazem parte do comitê de acompanhamento e assessoramento das ações de controle à dengue. Nos próximos dias mais parceiros se juntam à causa, como o Rotary e a Associação de moradores do Bairro Alvorada.
A Secretaria do Meio Ambiente também contribui para as ações, com a criação de um panfleto com instruções sobre a separação de lixo. Além de ajudar no meio ambiente, a separação de lixo ajuda no combate e evita novos focos.