
Desfile iniciado pelas viaturas e blindados do Exército, na Rua Guanabara, entre os novos prédios do Fórum e da Prefeitura.
Pela primeira vez nos 71 anos do município, o desfile de 7 de Setembro em Francisco Beltrão não é no centro da cidade. Tem como novo local o Centro Cívico Ângelo Camilotti, no Bairro Presidente Kenedy. Começou às 9 horas e a previsão é de ser encerrado por volta das 11 horas, porque tem mais de 100 desfiles, entre escolas e entidades.
O desfile desce a Rua Guanabara, atravessa a Rua Guaporé e passa entre os novos prédios do Fórum e da Prefeitura (em construção).
O que repete desfiles anteriores é a ordem da abertura. Começou com os militares e as viaturas do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, logo após a revista às tropas, feito num carro blindado do Exército, pelas autoridades.
O cerimonial relatou a história do 16º Esquadrão, depois teve somente o discurso do prefeito Cleber Fontana. Ele falou da importância histórica da data para Francisco Beltrão, porque inaugura uma área nova e nobre da cidade, ao lado da Cango (no outro ado do Rio Marrecas), o bairro que é considerado o berço de Francisco Beltrão, porque foi nele que se instalou a Cango em 1948, colônia nacional que iniciou o desenvolvimento e a formação do povoado, que em apenas quatro anos se tornava sede do município.
O prefeito também falou que a parte pronta do calçadão está apenas na metade, porque virá mais uma parte, assim como estão projetados para o local, além da Prefeitura, Fórum e Ministério Público, também a Câmara de Vereadores e um teatro.

Arquibancadas dos dois lados da Rua Guanabara, próximo ao palanque das autoridades.

Momento do discurso do prefeito Cleber, no palanque oficial, junto com as demais autoridades.