
JdeB – A Coasul – Cooperativa Agroindustrial – chegou em Francisco Beltrão em 2001, no início da gestão do prefeito Vilmar Cordasso (2001-2008). Mas iniciou suas atividades em 2003, com o recebimento da safra agrícola. O entreposto foi instalado em imóvel público, às margens da PR-475, entre as comunidades de Rio Tuna e Sede Galdino. Tinha armazém com capacidade para 60 mil sacos. Hoje, a cooperativa gera muitos empregos e ampliou sua estrutura.
São dois entrepostos em Beltrão, 1.100 cooperados e 83 funcionários – na época de colheita da safra são mais 30 temporários. Do ano passado para cá, a Coasul investiu em dois novos depósitos nos entrepostos de Rio Tuna e Linha Gaúcha, ampliou a capacidade de armazenagem no entreposto da Linha Gaúcha, construiu uma nova loja e o setor administrativo.
Na nova loja, construída de frente para a PR-475, foram contratados mais quatro funcionários no começo deste ano. Em maio, começou um funcionário para atender o caixa. Cleverson Penso, gerente das unidades da Coasul em Beltrão, conta que 15 pessoas disputaram a vaga para trabalhar como caixa. Os candidatos foram submetidos à prova e passaram por entrevista.
Cleverson Penso destaca que foi um crescimento exponencial da Cooperativa, nestas duas décadas, em Beltrão. A cooperativa compra trigo, milho e soja dos cooperados e oferece outros serviços e produtos.
Estrutura atual
Duas unidades e 12 silos
Capacidade estática de armazenamento 1.380.000 sacos
três secadores de grãos
Centro de distribuição 4.500 m²
1.100 associados
16.200 m2 de área construída