
JdeB – O jornalista Flávio Pedron, do Jornal de Beltrão, lançará dia 25 de maio, quinta-feira, o livro histórico “Deodato Bernhart – o frei missionário”, em solenidade no Mercado Municipal. O ato começa às 19h30 e foram convidadas diversas autoridades locais, familiares das pessoas que forneceram informações e fotos, apoiadores e demais pessoas. Mas a solenidade é aberta à comunidade.
Este projeto histórico-literário foi desenvolvido pela Cooperativa de Cultura e Arte do Sudoeste do Paraná (Coperarte) por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Após o término da cerimônia, o jornalista concederá autógrafos às pessoas.
Impresso na gráfica da Editora Jornal de Beltrão S/A, o livro conta a história do primeiro sacerdote – Frei Deodato – que trabalhou na então Capela Nossa Senhora da Glória entre 1949 e 1956. O sacerdote chegou antes mesmo da emancipação do município, que ocorreu em 1952.
A obra histórica tem 140 páginas, contém relatos de pessoas que conviveram com o frei, fotos dele e da cidade e cópias de cartas enviadas a alguns amigos da região. O livro também mostra como era a condição de vida das famílias que chegaram ao município há 70 anos. Ao longo do livro as pessoas vão perceber que Frei Deodato foi um religioso que ajudou a Igreja Católica a criar capelas em diversas localidades próximas e distantes da sede.
O livro mostra um religioso destemido, admirado por muitas pessoas, criativo, seguidor das rígidas normas da Igreja Católica, sempre fiel cumpridor do seu papel de sacerdote, e também algumas situações complicadas que teve de encarar.
Esta obra também conta um pouco do trabalho desenvolvido pelo frei no município de Porto União (SC) ao longo de 20 anos.
Patrocinadores
Os patrocinadores são: Vitral Sul, Rede Ítalo de Supermercados, Grupo Empresarial Bons Negócios, Simoneto e Sulfer.
Parceiros
Os parceiros são: Muralha Empresa Contábil, Fistarol Agroindustrial, Empresa Rumo, Cleimar Mazzocco, Jornal de Beltrão e Sonata Centro de Artes.
Realização da Coperarte, que utilizando-se dos mecanismos de fomento e incentivo à cultura e instrumentos (editais, capacitações técnicas e articulações estratégicas), busca estreitar os relacionamentos entre os envolvidos, com o mercado cultural e seus potenciais patrocinadores, criando um elo de credibilidade e satisfação mútua, o que resulta em produtos culturais.
Executor/autor: Flavio Pedron. Formado em Comunicação Social/Jornalismo pela UEPG, é diretor de Redação do Jornal de Beltrão.