Chuvas intensas provocaram enchentes em vários bairros.

O volume de chuva que caiu na última quarta-feira, dia 30 de abril, é considerado o maior da história de Francisco Beltrão. Durante todo o dia choveu 195 milímetros, ou seja, o maior volume de água em 24 horas. As informações foram repassadas por Josmar Ramos, observador meteorológico do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), unidade Beltrão.
Segundo Josmar, a quantidade prevista de chuva para o mês de abril ficava entre 160 a 200 milímetros. Para se ter uma ideia, o recorde pertencia ao dia 7 de junho de 1991, quando foram registrados 183 milímetros em 24 horas. Mas essa enchente ainda não é a maior de todos os tempos. “Em maio de 1983 choveu mais de 600 milímetros e houve muito mais pontos de alagamentos”, disse Josmar.
Os resultados dessa grande precipitação de água estão nas centenas de pessoas desabrigadas – a maioria foi levada para abrigos como Associação de Moradores do bairro São Miguel e Ginásio Sarará. Ana Lúcia Manfrói, secretária municipal de Assistência Social, falou sobre as providências que a secretaria está tomando. “No feriado recebemos a doação roupas, calçados e alimentos e estamos levantando o nome das pessoas atingidas.
O Dia da Bondade promovido pelo Rotary Club de Francisco Beltrão Cango começou ontem (nesta sexta-feira) com a campanha, que vai arrecadar móveis e demais utensílios. Nesta sexta as famílias podem se cadastrar aqui na secretaria para receber as doações e amanhã, sábado, serão recolhidos por veículos parceiros do Rotary Cango”, informou Ana Lúcia.
Conforme o sargento Gross, do Corpo de Bombeiros, 1.000 pessoas foram atingidas pela enchente em Beltrão. “Recebemos donativos do governo do estado e serão distribuídos para essas pessoas”, ressaltou Gross.
Convocação aos associados
A direção da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) convida todos os associados a participarem das doações para as vítimas da enchente. As doações podem ser encaminhadas para a Assistência Social na rua Octaviano Teixeira dos Santos, 1.306, no Centro. Mais informações pelo telefone (46) 3520-2190.