19.4 C
Francisco Beltrão
domingo, 25 de maio de 2025

Edição 8.211

24/05/2025

Inclusão e conquistas dos deficientes são temas da semana nacional

 

Dione e Ernesto frequentam a Apae de Beltrão. A juventude e a experiência
lutam pela mesma causa: igualdade de todos, mesmo diante das diferenças e limitações. 

 

Entre tantas evoluções que a sociedade moderna atravessa, talvez uma das mais importantes seja a inclusão. E, em se tratando de inclusão de pessoas com deficiência intelectual e física, as conquistas merecem destaque e valorização. Para festejar a história que já foi construída e lutar por igualdade e oportunidade para todos, a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. As atividades seguem de 21 a 28 de agosto nas Apaes do país.

- Publicidade -

Em Francisco Beltrão, a programação da semana começou com muita diversão para alunos e professores no Parque de Exposições Jayme Canet Júnior. Ontem, a turma da Apae de Beltrão aproveitou o clima agradável da quinta-feira para curtir um piquenique. Os alunos participaram de várias atividades e a principal ordem do dia era “brincar”. 

Dione, 17 anos, aluno da Apae de Beltrão e atleta da equipe de tênis de mesa, estava feliz da vida e disse que o evento “é muito legal”. Para Dione, é muito bom poder deixar a escola algumas vezes e conhecer novos lugares. “Aqui brincamos e está divertido para todos”, enfatizou. Seu Ernesto Dalbosco, 75 anos – um dos alunos mais velhos da Apae -, também estava satisfeito com o evento. Com sorriso largo, afirmou que as atividades alegram o dia e fazem bem à saúde de qualquer pessoa.

Apae de Beltrão mantém 360 atendimentos
Atualmente, a Apae de Francisco Beltrão, localizada no bairro Água Branca, atende 270 pessoas e realiza 360 atendimentos. Com 38 anos de existência, é a maior do Sudoeste em estrutura física e em número de alunos. Segundo o secretário Felipe Pesente, a escola possui diversos atendimentos na área da saúde, como a equoterapia. Também concluiu há pouco a construção de duas piscinas térmicas, a cobertura do ginásio de esportes e está em processo de liberação a edificação de mais dez salas de aula.

Para Felipe, a semana nacional é uma forma de mostrar à sociedade os avanços que as Apaes conquistaram nos últimos anos, e ainda um meio de mostrar que há muito que se fazer para melhorar a participação do deficiente na comunidade. “As pessoas com deficiência tanto física quanto intelectual estão incluídas na sociedade, em escolas, empresas, enfim, mas há o que avançar e muito para melhor atendê-los.”

Em outros tempos, pais e mães tinham receio e até vergonha de admitir que seus filhos tivessem alguma deficiência. Hoje, felizmente, a realidade está mudando. Para se ter uma ideia, somente nos últimos meses a Apae de Beltrão matriculou seis novos alunos, todos com idade abaixo dos cinco anos. “Isso demonstra a preocupação dos pais em poder dar aos filhos melhoria e qualidade de vida, não escondendo o problema, mas sim buscando soluções e novas perspectivas”, comentou o secretário.

A Apae atende pessoas de todas as idades: hoje o aluno mais velho tem 75 anos e o mais novo, apenas oito meses. Segundo Felipe, a entidade trabalha com pessoas com deficiência intelectual, com múltiplas deficiências e demais transtornos. 

Programação da semana
Hoje, o dia será festivo no pátio da Apae com a animação do grupo Guaikika. Amanhã, acontece missa na Concatedral Nossa Senhora da Glória a partir das 19 horas. No domingo, dia 24, diretoria, professores, funcionários, alunos e os pais estão convidados a participar do almoço na Apae, com a presença do grupo

Diretoria do Pagode. 
Na segunda-feira, dia 25, haverá o Dia do Bem-Estar, com várias atividades relacionadas à saúde e à qualidade de vida. Na terça, está marcado um café da manhã com representantes dos Rotarys e apresentação cultural com o tema “Diversidade cultural do Brasil”. Dia 27, a Apae de Beltrão recebe alunos da Apae de Ampere; o dia será de muitas brincadeiras e atividades físicas. Para finalizar, na quinta-feira, dia 28, haverá o Dia Cultural, com balé, karatê, música e teatro de marionete com Jateí. 

Semana também movimenta a Apae de Marmeleiro

A abertura da semana em Marmeleiro foi com missa presidida por padre Valter de Jesus, pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, na manhã de ontem. A Apae de Marmeleiro, Escola Entre Amigos, agradeceu a colaboração da comunidade na promoção da feijoada promovida pela escola. O evento aconteceu dia 9 de agosto e registrou 690 conchas vendidas. 

Confira abaixo a programação da semana
Dia 22/08 – Sexta-feira: passeio no Clube Mata Nativa com atividades recreativas. Almoço para alunos, professores e funcionários. À noite: Apresentação da Banda Entre Amigos na Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) para os cursos de Pedagogia e Geografia.
Dia 25/08 – Segunda-feira manhã e tarde: Visita das escolas, festival da canção interno, com a participação dos pais, alunos e funcionários; 
Dia 26/8 – Terça-feira: Visita na escola; 
Dia 27/8 – Quarta-feira: manhã: Atividades recreativas com interação entre funcionários e alunos, organizado pelos professores de Educação Física Airton, Fabiana e Simone (futsal); tarde: missa na Igreja Matriz Santa Rita de Cássia. 
Dia 28/8 – Quinta-feira: manhã: “Caminhada da acessibilidade”, com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Marmeleiro e APMI, parceria com o Exército de Francisco Beltrão. Convite para as nove  Apaes do Conselho Regional no qual o município de Marmeleiro  é responsável para integração com outras associações. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques