Beltrão
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (antiga Emater e Iapar) vem promovendo diariamente cursos de gastronomia numa cozinha montada para treinamentos no antigo restaurante do Parque de Exposições.
No mesmo local estão o Mercado das Agroindústrias Familiares e o Café Rural e o Instituto de Desenvolvimento Rural promove cursos de tarde e à noite.
Ontem à tarde a extensionista Sueli Baldo de Araújo, do Instituto, coordenou um curso de aproveitamento de frutas para transformação em pastas e geleias.
[relacionadas]
Sueli ensinou receitas à base de maracujá, laranja, pera, abóbora, manga e banana. A extensionista explicou que a ideia destes cursos é aproveitar os produtos locais e da região de produtos in-natura e processos, “mas que eles sejam nossos”. Também possibilitar que as pessoas tenham mais uma alternativa de renda. Aprendendo novas receitas e pratos, podem passar a fazê-los e vendê-los.
Ontem, à noite, estava programado um curso em parceria com Instituto de Desenvolvimento Rural e o Senac de gastronomia. “Cada dia tem um curso diferente”, disse Sueli.
Marilce Tonial, de Beltrão, foi uma das participantes do curso de ontem. Ela disse que foi “bem proveitoso, ela [Sueli] deu várias dicas que a gentem nem fazia ideia”.

A extensionista Sueli Baldo de Araújo durante o curso.
Foto: Flávio Pedron/JdeB