Dia 23 deste mês, daqui duas quintas-feiras, ele completará 78 anos. Nem a família pode ter contato direto com ele.
O ex-deputado federal Nelson Meurer (PP) está inernado na Policlínica São Vicente de Paula, com um quadro gripal. Como ele cumpre pena na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB) desde o ano passado, foi transferido, ontem, para o hospital.
Meurer foi julgado e condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na Operação Lava Jato e, depois de diversos recursos, houve a determinação para que cumprisse a pena, desde outubro do ano passado.
O diretor da Penitenciária, Marcos Andrade, confirmou ao JdeB que o ex-deputado foi encaminhado para atendimento médico já com objetivo de internação hospitalar. Marcos disse que o ex-deputado e outros presos da área externa fizeram, recentemente, exame para detecção de Covid-19. Todos os laudos deram negativo.
Ontem foi coletado novo material de Nelson Meurer, para exame de Covid-19, mas o resultado ainda não tinha sido divulgado. “Devido à idade dele [no próximo dia 23 completará 78 anos], a situação e o quadro gripal, foi optado pela internação, mas nada de anormal até o momento [na noite de terça-feira]”, informou o diretor da Penitenciária.
[relacionadas]
Política
Meurer estreou na vida pública em 1988, quando se elegeu prefeito de Francisco Beltrão. Em 1994, a primeira eleição para deputado federal, enfileirando então seis mandatos para a Câmara. Em 2018, não concorreu. Tem, portanto, uma carreira invicta.
Em Brasília, esteve sempre na bancada de apoio aos presidentes FHC (1995-2002), Lula (2003-10), Dilma (2011-16) e Temer (2016-18). Foi o campeão de emendas para o Sudoeste com milhões de reais conseguidos para a região.
Há quatro meses isolado
O filho Eduardo Meurer confirmou ao Jornal de Beltrão a internação de seu pai, porque, embora o exame de sexta-feira tenha sido negativo, havia sintomas. Mas ninguém da família – a mãe, dona Leci, e os outros dois irmãos – pode ter contato direto com o pai. “Ele conversa só com os médicos”, disse Eduardo; informou também que esse isolamento da família já se estende por quatro meses. “Desde o início da pandemia, quando formaram as barreiras [23 de março], a justiça não permitiu mais nenhuma visita.”
A expectativa é grande porque Nelson Meurer é de um grupo de alto risco. Além da idade, tem problemas cardíacos e problemas de bexiga.

Beltrão e ex-deputado federal.