Jovem de 16 anos organiza o partido
Muita gente gosta de repetir que jovem não se interessa por política. Pode até ser verdade, e até para confirmar a regra, uma exceção existe em Francisco Beltrão. Flávio Evandro Pereira,16, aluno do terceirão do Colégio Estadual Reinaldo Sass, está à frente na organização do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), que está sendo coordenado nacionalmente pela senadora Heloísa Helena (AL), 41 anos.
Na semana que vem Flávio deverá ir a Curitiba, conversar sobre os coordenadores estaduais da nova sigla.
??Vamos ver como trabalhar no interior??, diz. Ele já possui modelos de lista de assinatura.
Ontem, Flávio e o veterano militante de esquerda Jorge Gabriel Santos, o Pastor, visitaram o Jornal de Beltrão. Pastor foi um dos fundadores do PT de São Paulo nos anos 80. Flávio não é filiado em nenhum partido.
O passo necesário para o PSOL obter seu registro legal é o recolhimento de 438 mil assinaturas de apoio. Não significa filiação, apenas apoio, e quem estiver filiado em outro partido pode igualmente assinar o apoio.
??Nosso objetivo é conseguirmos mais de um milhão de assinaturaa??, revelou Flávio.
A principal mobilização para as assinaturas acontecerá dia 3 de outubro, paralelamente às eleições municipais. Para apoiar, as pessoas precisam dar o nome, o número do título, informar a zona eleitoral e assinar a ata.
Heloísa Helena foi expulsa do PT no ano passado por não concordar com a orientação da política do governo Lula (PT) e votar contra as determinações do governo. Na época, um movimento em seu favor recolheu 22 mil assinaturas para que ela não fosse expulsa.