Justiça Federal implanta o ?e-proc?, o processo eletrônico
O desembargador federal Tadaaqoi Hirose, coordenador dos juizados especiais da região Sul (PR, SC e RS), implantou ontem o ?e-proc? na Vara Federal de Francisco Beltrão.
A solenidade reuniu os juízes e servidores da Vara Federal, juízes da Fórum Municipal, representantes da Vara do Trabalho, do Executivo Municipal, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), advogados e outras autoridades.
Dr. Tadaagoi Hirose explicou que o projeto vem sendo implantado em todas as varas federais da região Sul e no Paraná falta implantar o sistema nas varas de Campo Mourão e Paranavaí.
O programa foi desenvolvido por juízes e servidores das varas federais, mas em outras regiões do país o programa também está sendo implantado. ?Cada região tem o seu sistema?, ressalta dr. Hirose.
De agora em diante os advogados poderão ajuizar ações de suas casas, escritórios ou em viagem, via internet. ?Eles vão economizar tempo e gasolina?, acentuou dr. Hirose. Para os funcionários da Justiça Federal, os processos eletrônicos proporcionarão maior economia de papéis e menor burocracia.
?É a Justiça do futuro que nós estamos entregando hoje?, destacou dr. Hirose. Pelo sistema eletrônico, uma ação requerendo um benefício previdenciário será reduzido de 120 a 90 para 35 dias.
Para diretor do foro da Subseção de Beltrão, juiz Gilson Jacobsen, o processo eletrônico ?significa colocar a tecnologia virtual a serviço da Justiça e dos jurisdicionados. Já não faz mesmo sentido processar milhares de demandas judiciais pelos meios convencionais idealizados há decadas, sobretudo quando envolvem apenas questões de direito e o valor não excede 60 salários mínimos?
No fim da tarde dr. Tadaaqoi, juízes, advogados e autoridades políticas inauguraram a Vara Federal de Pato Branco, implantada pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.