
O laudo técnico do engenheiro agrônomo Ricardo Kurten Ihlenfeld condena a área onde foram erguidas as 19 casas que ficam no conjunto habitacional Adolfina Scheid, construído através do Programa Minha Casa Minha Vida, com recursos da Caixa Econômica Federal. Segundo ele, todos os lotes da quadra 1.239, do Conjunto Habitacional Cidade Norte 1, são vulneráveis à ocorrência de cheias.
O vice-prefeito e secretário municipal de Planejamento, Eduardo Scirea (PT), diz que o documento foi encaminhado para a Caixa e agora o município espera uma resposta urgente do Ministério das Cidades.
Ele afirma que o município irá doar uma nova área para que as moradias sejam construídas.
“Nós queremos uma solução imediata. Assim que o Ministério das Cidades autorizar a demolição das casas e a construção das novas unidades, vamos iniciar o pagamento do aluguel social para as famílias.” Alguns moradores retornaram para seus lares, outros se recusam. Em menos de 60 dias, o local foi atingido duas vezes por alagamentos.
De acordo com Scirea, neste momento a prefeitura está concentrando suas energias para resolver o problema. “Os moradores são os únicos que não tem nenhuma culpa e estão sendo prejudicados.” Ele afirma que a administração passada e o responsável técnico pelo projeto terão de ser responsabilizados pela má gestão do recurso público.