Professor e pastor Wilian Amann ressalta melhorias e iniciativas que impulsionaram a comunidade.
Por Niomar Pereira – O Bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, tem sido frequentemente associado a casos de violência, mas o professor e pastor Wilian Amann, 31 anos, uma figura influente na região, foi convidado pela reportagem do JdeB a destacar as conquistas e projetos positivos que transformaram a comunidade.
O Padre Ulrico tem ótimas iniciativas, espaços públicos de excelência e que estão ajudando a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Wilian, que é natural do Verê e reside no bairro desde os 9 anos, mencionadiversas obras e iniciativas que têm trazido benefícios significativos para a população local.
Wilian cursou o ensino fundamental no bairro e então teve que se transferir no Ensino Médio para o Mário de Andrade. Ele recorda que na época era muito difícil conduzir os estudos, trabalhava durante o dia, estudava no curso de Magistério à noite, e um dos gargalos era o transporte público. “Não tinha lotação, o último horário era as 20h e a gente ia a pé ou de bicicleta.”

Por isso, ele lembra que o Colégio Léo Flach foi uma grande conquista para o bairro. O estabelecimento de ensino foi inaugurado em 2009. “Temos duas escolas com duas excelentes estruturas que ajudaram os jovens estudarem e permanecerem no estudo.”
Entre os projetos mencionados por Wilian estão o Ecomuseu, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a ampliação do Posto de Saúde, o parque e o lago entrada do Bairro, a trincheira, que melhorou o fluxo de veículos, duas arenas esportivas e a pavimentação de ruas. Além disso, foram citadas as melhorias na infraestrutura do Terra Nossa. O líder religioso também reforça o trabalho realizado pelo Cemadi, a implementação do programa Escola 2030 e a ampliação de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
Wilian Amann destaca o papel das igrejas locais no desenvolvimento social e religioso da comunidade. Ele mencionou os muitos trabalhos religiosos e sociais promovidos no bairro, que têm impactado positivamente a vida dos moradores.
Um dos projetos destacados foi o Programa Exploradores do Rei, realizado pela Igreja 4 Fases do Evangelho, que trabalha há 18 anos no bairro. O programa atende crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, ensinando valores bíblicos e habilidades por meio de atividades semelhantes ao escotismo (participação de 111 crianças). As quadras esportivas também foram mencionadas como uma iniciativa bem-sucedida, proporcionando mais opções de lazer para os jovens e adolescentes da região.
O professor ressalta o progresso notável que o Bairro Padre Ulrico alcançou nos últimos anos, apesar dos desafios enfrentados. “Devido à sua extensão, o bairro ainda enfrenta várias demandas, pois é maior do que muitas cidades da região.”
Ele também relaciona o projeto Pera (Projeto Escolar de Recomposição de Aprendizagem), que está sendo implementado na Escola Sagrado Coração, com o objetivo de auxiliar os alunos que apresentam defasagem de aprendizagem, uma iniciativa que tem sido elogiada pela comunidade educacional.
As palavras do professor e líder religioso mostram que, apesar dos desafios enfrentados, o Bairro Padre Ulrico tem experimentado um notável progresso e transformação, graças aos esforços conjuntos da comunidade, das instituições e das igrejas que atuam na região.