6.1 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Líder do PV, Leandre se destaca na defesa da saúde pública, idosos e primeira infância

Na Câmara dos Deputados, ela defende políticas públicas transformadoras por uma saúde pública de qualidade e em defesa dos direitos das mulheres,
crianças e idosos.

Leandre Dal Ponte: “Sou muito grata a cada voto de confiança recebido, e meu agradecimento é através de muito trabalho”.

Deputada federal desde 2015, no ano passado Leandre Dal Ponte foi a deputada mais votada no Sudoeste do Paraná, com 63.818 votos na região. Ela também venceu as eleições em metade dos municípios: 21 dos 42 municípios do Sudoeste. “Sou muito grata a cada voto de confiança recebido, e meu agradecimento é através de muito trabalho”, disse a deputada.
Como deputada federal, Leandre tem quatro bandeiras principais de trabalho: a defesa da população idosa, a promoção de políticas públicas para a Primeira Infância — período que vai do nascimento aos 6 anos de vida; levar a saúde mais perto das pessoas, e o combate à violência contra as mulheres através da criação de Procuradorias da Mulher nas Câmaras Municipais.

Idosos
Leandre defende que o Brasil precisa ter uma Política Nacional de Cuidado. Dados da Organização Mundial de Saúde indicam que, em 2050, haverá dois bilhões de pessoas com 60 anos ou mais no mundo. O Brasil será o sexto País do mundo em número de idosos. No Paraná, segundo projeções do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população de pessoas idosas cresceu 44% nos últimos dez anos e, este ano, representam quase 15% da população do Estado.
Ela destaca que, nas últimas décadas, houve mudanças no perfil sociodemográfico brasileiro e ampliação da participação feminina no mundo do trabalho. Assim, o modelo que cabia à família — geralmente às mulheres — a responsabilidade pelo cuidado de pessoas dependentes, é cada vez menos viável, cabendo uma divisão de responsabilidades pelos idosos entre família, Estado e sociedade.
A deputada apresentou um projeto de lei (PL.5791/2019) que cria a Política Nacional do Cuidado. O projeto está na Mesa da Câmara dos Deputados aguardando despacho do presidente da Casa.

Primeira Infância
A deputada é a presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional, e realizou, durante todo o ano, uma série de eventos na Câmara e no Estado do Paraná em defesa da primeira infância. Como o incentivo à criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Primeira Infância na Assembleia Legislativa do Paraná, e o recente Seminário Internacional do Marco Legal da Primeira Infância, entre os dias 12 e 13 de novembro na Câmara dos Deputados.

- Publicidade -

Francisco Beltrão
Em Francisco Beltrão, Leandre desenvolve o projeto Universidade da Criança, em parceria com a Unioeste, através do NEDDIJ (Núcleo de Estudo e Defesa de Direitos da Infância e da Juventude). As experiências de Francisco Beltrão, inclusive, foram destaque durante o seminário internacional, em Brasília.

Safrinha
Outra vitória da deputada Leandre se deu no campo da agricultura. Uma portaria da Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do PR) acabou com a data-limite para o plantio da soja safrinha no Paraná. Agora, os agricultores podem realizar o plantio de soja em janeiro e colher a plantação até dia 15 de maio do ano agrícola, prazo final estabelecido pela portaria para colheita ou interrupção do ciclo da cultura da soja no Estado. Leandre, que levou a solicitação dos produtores da região Sudoeste à Secretaria de Agricultura do Paraná e ao Ministério da Agricultura, comemorou a conquista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques