Luciana mantém audiência com Marina Silva
Das assessorias
Quinta-feira, 27, a deputada Luciana Rafagnin (PT) participou, em Brasília, de audiência com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O objetivo foi levar ao conhecimento da ministra a situação de centenas de ex-proprietários de terra da região que hoje forma o Parque Nacional de Ilha Grande, situado no Noroeste do Paraná até o Mato Grosso, compreendeno uma área de 78 mil hectares.
Quando este parque foi criado, em 1997, os proprietários de terras tiveram que desocupar imediatamente a área. Mas até agora não foram indenizados, muitos vivendo em condições subumanas, embaixo de lonas à beira de estradas.
Segundo representantes de entidades, como Fetraf-Sul e Apig (Associação dos Expropriados de Ilha Grande) e que também participaram do encontro, a União diz que a responsabilidade da indenização é do Ibama. Já o Ibama se defende dizendo que é a União que tem de realizar a indenização. Em virtude disso e da proximidade do prazo prescricional de cinco anos, muitos destes expropriados entraram na justiça para receber a indenização.
A deputada Luciana e os representantes das entidades pediram à ministra uma solução rápida para o problema. Marina destacou que “não vou dizer que isso estará resolvido em uma data programada, abril, maio, junho, porque isso é impossível”. Mas garantiu que achará uma solução.
Avaliação positiva
Luciana avaliou positivamente o encontro: “Agora é que a ministra ficou sabendo deste problema, por isso temos que ter um pouco de paciência para que ela e sua equipe estudem o caso. Mas o importante é que ela garantiu que vai achar uma solução para esse impasse”.