
JdeB – Diversas atividades de educação no trânsito estão marcando as ações do Maio Amarelo em Francisco Beltrão. Durante esta semana, operações integradas aconteceram em diferentes pontos, visando orientar motoristas, pilotos de motos e passageiros por meio de blitz educativas. A ideia é reduzir a quantidade e a gravidade dos acidentes, com foco voltado à preservação da vida – inclusive, uma das campanhas “humaniza” as estatísticas de mortes no trânsito beltronense.
Hoje tem o atendimento às crianças no espaço público de trânsito, no parque de exposições. Semana que vem as ações continuam com o projeto “Colaborador também é condutor”, que leva palestras para empresas da cidade. Grandes indústrias locais também terão ações em conjunto com as entidades que organizam a campanha e vão receber o simulador de capotamento, com demonstração junto aos funcionários.
Além do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), a campanha também tem a participação da Polícia Militar, Detran, Samu, Bombeiros e demais parceiros. Marilda Galvan, diretora do Debetran, destaca que, em 2021, foram registradas 25 mortes em decorrência de acidentes de trânsito em Francisco Beltrão, sendo 15 delas nas rodovias que passam pelo município.