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Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Maio Amarelo: Sugestões para o trânsito beltronense

Cruzamento da General Osório com a Parigot de Souza, na Cango: ou proíbe a conversão à esquerda, ou permite que a
pista da direita siga reto.

JdeB – O empresário Leandro Dall Agnese, que tem seu comércio (Fopar) na Avenida General Osório, na Cango, quer dar sua contribuição para a campanha Maio Amarelo. Ele sugere mudanças no trânsito em alguns pontos. São observações tiradas do dia a dia de quem vive na cidade e circula por ela há muitos anos.

Leandro cita três pontos que, segundo ele, com pouco investimento, melhora o fluxo de veículos. Um dos locais é na avenida General Osório, esquina com a Parigot de Souza. Quem sai do centro e chega no sinaleiro e precisa virar à esquerda para adentrar na Rua Nossa Senhora da Glória, segura todo o fluxo de veículos, porque ocupa a mesma pista de seguir em frente.

Uma alternativa seria proibir que se dobre à esquerda. Também se pode tornar mão única a Rua Nossa Senhora da Glória (aquela que contorna o Morro do Cristo). Resolveria outro problema, pois a Rua Nossa Senhora da Glória é muito estreita, quando dois veículos se encontram no local que tem um carro estacionado, um precisa parar para o outro poder passar. Ou permitir seu acesso somente para quem sobe pela Parigot de Souza.

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Se não for possível tornar a rua que desce como mão única, Leandro sugere que, no cruzamento com a Parigot de Souza, seja possível seguir reto pela pista da direita de quem segue para a Cidade Norte, e não somente dobrar à direita. “Seria só mudar a pintura da pista.”

Necessidade de duplicar a pista que desce do trevo da Copel até a rotatória do Jardim Itália.

Outro local é o trevo próximo da Copel, na cidade Norte e Jardim Itália. Para quem segue do centro, pela Antônio Barbieri, antes de chegar no trevo, afunila o trânsito, vira mão única. Leandro sugere que, na rotatória da entrada para o Itália se faça uma duplicação à direita 200 metros antes da rotatória pra quem segue em direção à UPA-Cidade.

No viaduto do Padre Ulrico, a sugestão é duplicar da saída do viaduto até o sinaleiro em frente à UPA (dá menos de 200 metros). Isso beneficiaria os moradores dos Lagos das Torres que não precisariam entrar na Avenida Natalino Faust e teria um melhor acesso de entrada para a UPA.

Essas mudanças, em sua opinião, melhorariam em muito o trânsito, nesses três pontos, e com baixo custo. Leandro convida os interessados em melhorar o trânsito para visitar esses pontos nos horários de pico, como 17:30 as 18:30, “pra ver o tamanho do transtorno que acontece”.

Asfaltando esse pequeno trecho, quem sai do viaduto em direção à UPA não precisa entrar na pista principal da Avenida Natalino Faust.

O empresário deixa claro que não é uma sugestão particular mas sim para o bem dos moradores da cidade.

Outra situação é dos radares. Muitas pessoas de cidades vizinhas estão evitando vir para Beltrão devido à quantidade de radares que foram instalados. O empresário complementa: só pesquisar quantos radares há em Beltrão e quanto tem instalado em Pato Branco, a diferença é grande. “Tem locais que e só fazer a pintura do asfalto que já ameniza o problema”, diz Leandro.

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