Empresas que vão fazer escavações podem solicitar com antecedência o auxílio da Sanepar para localizar a rede.

JdeB – Na reunião semanal da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) de terça-feira, 31 de maio, com os gerentes regionais da Sanepar, Ativo Beier (comercial) e Valdir Dalsente (região de Francisco Beltrão), foram expostos os investimentos da companhia para o município e região no setor de coleta e tratamento de esgoto sanitário. Mas Valdir aproveitou a oportunidade para falar sobre as seguidas interrupções no fornecimento de água na cidade. A maioria dos problemas de rompimento de rede não é por ação da Sanepar.
Conforme Valdir “o grande problema da Sanepar é o rompimento rede de água e as reclamações no fornecimento. Geralmente isso ocorre por empresas que fazem as escavações em terrenos ou nas vias públicas ou pra trocar postes”. Valdir acrescentou que a companhia de saneamento disponibiliza dados sobre a rede antes da realização de escavações. “Desde que a solicitação seja feita com antecedência nós vamos com uma equipe, que faz a sondagem, localiza as redes pra que possa ser feita a escavação ou serviços sem danificar a rede.”
Valdir explicou que “dependendo do local [onde é feita a escavação], uma rede de grande porte pode comprometer todo o abastecimento da cidade”. Para solicitar o serviço, empresas devem acionar a Sanepar com, pelo menos, três dias de antecedência. “Procurem a Sanepar que ela mostra o mapa da rede naquele lado da rua ou se não tem.”
Valdir Dalsente disse que 90% das reclamações “não dependem da Sanepar, são ações de terceiros que danificam postes, causando falta de energia, rompe uma rede. Isso compromete um pouco a imagem da Sanepar e do município, porque acaba saindo na mídia. Fica meio constrangedor, uma imagem negativa que se passa pra comunidade”.