9.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.213

28/05/2025

Mais de 70% dos usuários de transporte coletivo urbano utilizam cartão

Apenas 28% das passagens são pagas em dinheiro.

Lenir Vaes, cobradora há oito anos, comenta que as pessoas preferem o cartão, em relação ao pagamento em dinheiro, pela facilidade .

“Uso cartão porque é mais prático do que andar com um monte de moedas”, comenta Ashley Naieny, 18 anos, auxiliar administrativo, que anda de ônibus todos os dias pra trabalhar. É o mesmo caso de Tatiane Gonçalves, recepcionista e estudante de Direito: “Uso cartão fornecido pela empresa em que trabalho. Acho mais prático”. A passagem custa R$ 3,65; o cartão é chamado passe-cidadão e pode ser recarregado no próprio terminal.

Muran Almeida, administrador da Guancino Transportes, informa que 72% das passagens são pagas em cartão e apenas 28% em dinheiro. Quanto à operação de novos ônibus articulados com duas catracas para embarque de passageiros, em Curitiba, na linha D 61, Muran comenta: “Precisa existir demanda pra isso e é uma necessidade em Curitiba”.

Leonir Vaes, 52, cobradora há oito anos, comenta que, em geral, quem precisa fazer a integração usa o cartão. Por exemplo, a pessoa que pega um ônibus e desce no terminal não precisará pagar novamente pra entrar em outro ônibus. “Tem uma hora de prazo desde o momento que passou o cartão, logo que entrou no primeiro ônibus.”

- Publicidade -

Isenção para idosos
Acima de 60 anos há gratuidade, mas é preciso fazer o cartão, no guichê da Guancino, na Rodoviária. Dona Nézia Maria é isenta de pagar passagem, por ser idosa, então usa seu cartão. “Quase não costumo andar de ônibus, mas hoje (domingo) fui visitar uma amiga que mora no Pinheirinho”, conta.

Seu Manoel da Costa, aposentado, destaca a facilidade: “Uso a lotação quase todos os dias. É o único meio de transporte que a gente tem que é gratuito”. Início de mês costuma ter mais movimento, principalmente de idosos que vão receber a aposentadoria. Estudantes com cartão também têm desconto e crianças até 5 anos não pagam.

Mais de 70% dos usuários de transporte coletivo em Beltrão utilizam cartão.

É o caso de Tatiane Gonçalves, na foto com a cobradora Lenir Vaes. 

Fotos: Leandra Francischett/JdeB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques