
O empresário Antônio Carlos Serena, 38, é o novo patrão do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Herdeiros da Tradição, de Francisco Beltrão. Casado com Adriane de Miranda Serena, a nova patroa, e pai de Gabriel Felipe e Isabelle, ele sucede Amarildo Petry, 54, com o desafio de finalizar a construção da sede do grupo, prevista para o fim de 2016, na Linha Rio Tuna, além de seguir conquistando bons resultados no Festival Paranaense de Arte e Tradição (Fepart).
Antônio tomou posse na sexta-feira, 29, em cerimônia na Associação dos Viajantes, no Bairro Pinheirinho. Desde que entrou para o CTG, há quatro anos, esta já será sua segunda participação na patronagem – a primeira foi como diretor-geral da associação. “A expectativa é continuar o trabalho que vinha sendo bem-feito com as nossas invernadas, que estão em um nível muito bom, e terminar o nosso galpão até o final do ano. Tenho certeza que, com o nosso povo, que é muito unido, ao final destes dois anos o nosso galpão estará bem estruturado”, disse Antônio, que será o patrão no biênio 2016-2017.
O Herdeiros da Tradição tem atualmente 180 associados. Destes, 110 integram alguma das invernadas mirim, juvenil, adulta ou veterana. No último Fepart, realizado em dezembro, em Pato Branco, o grupo ficou em 1º lugar na dança artística juvenil; 2º lugar nas categorias mirim e adulta; e 5º lugar na veterana. “Queremos manter daí pra cima. Além do nosso professor Gustavo, que é um excelente profissional, a gente está trazendo mais um instrutor do Sul pra agregar ainda mais”, projetou o novo patrão.
Objetivos alcançados
O Herdeiros da Tradição tem apenas 12 anos. Dois terços dessa história tiveram Amarildo Petry como patrão e sua esposa, Mariluz Zanin Petry, como patroa do centro. Em seu discurso de passagem, Petry lembrou o início conturbado da entidade e agradeceu o apoio desta e da última gestão municipal, que cederam um galpão dentro do parque de exposições para que o grupo pudesse realizar os ensaios, além do terreno para construção da nova sede.
“Não fosse por isso, talvez o nosso CTG não estivesse existindo. Tivemos um grande apoio da administração municipal, do comércio e, fundamental, das famílias que compõem o CTG e levam as crianças para as invernadas mirim e juvenil”, declarou Petry, avaliando também o seu tempo à frente da entidade como “um sucesso”.
A cerimônia teve a presença do prefeito Antônio Cantelmo Neto (PMDB); do comandante do 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, major Coradini; Agostinho Muller, diretor da 9ª Região Tradicionalista; Elois Rodrigues, 2º Sota Capataz do Movimento Tradicionalista Gaúcho, entre outros.

os patrões para 2016-2017.
Fotos: Tiago Moreira/ JdeB