Em 2019, mais de 3 mil pessoas foram atendidas na Casa Apoio.
“A Mão Amiga tem muito a comemorar nesses dez anos. Neste tempo tivemos muitas conquistas; inclusive a Casa Apoio, que está comemorando três anos, dia 8 de março”, comenta Lourdes Giacobo, presidente da entidade. Um culto, com a ministra Neuza Maria Nesi Veroneze, na tarde de quinta-feira, 5, celebrou a data, com participação de parte das 60 voluntárias envolvidas.
Em 2019, mais de 3 mil pessoas foram atendidas na Casa Apoio, que acolhe os pacientes oncológicos, em tratamento no Hospital do Câncer (Ceonc). Também são servidas refeições; hospedagens à noite para os pacientes que se encontram em tratamento e que precisam permanecer em Francisco Beltrão. O Hospital tem abrangência sobre 28 municípios da região.
“Além de todo um trabalho voltado à prevenção do câncer, o esclarecimento para as pessoas, porque a gente entende que a prevenção ainda é o melhor remédio, porque quando você descobre o câncer logo no início, aumentam as chances de vida e chances de se curar”, destaca Lourdes.

A Casa Apoio é mantida pela sociedade; a partir de uma parceria com os clubes de Rotary de Francisco Beltrão, há um projeto com as empresas amigas, assim chamadas por contribuem mensalmente. Há também as contribuições individuais da pessoa física, além do programa Nota Paraná, dos alimentos fornecidos pelo programa Mesa Brasil e alimentos de doação.
Segundo Lourdes, a Mão Amiga pretende atingir um número maior de pessoas que passam pela doença. “Ficamos felizes em fazer a diferença na vida dessas pessoas. Hoje (quinta-feira) mesmo, voluntárias estiveram no Ceonc, às 7h, oferecendo chá com bolacha e uma florzinha confeccionada pelas voluntárias, para as pacientes com câncer.”
Outros trabalhos desenvolvidos pelas voluntárias são artesanatos, costuras, bordados, perucas com cabelo natural para oferecer às pacientes em tratamento, gorros e lenços.
Nova gestão
Após cinco anos como presidente, Juceney Da Caz passou a gestão para Lourdes, que na época era vice. Inicialmente, a gestão era pra dois anos; com a fundação da Casa Apoio, estendeu-se pra três anos. A vice atualmente é Katia Vaz Carneiro.
“Agradecemos a todos que contribuem com a Casa Apoio Mão Amiga, para que possamos oferecer essas ações aos pacientes e familiares. E parabenizamos todas as voluntárias pelo Dia da Mulher”, comemora Lourdes.