1.7 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Médico solicita apoio ao Centro de Oncologia

Médico solicita apoio ao Centro de Oncologia


Na reunião semanal da Aciafb, ontem, o médico oncologista Janoário Souza deu mais informações e solicitou o apoio dos empresários para o Centro de Oncologia que está sendo construído em Francisco Beltrão.
Sobre o prédio, disse que deve ser construído em três meses e as obras começam assim que for vencida a parte burocrática do terreno doado pela Prefeitura, com a aprovação da Câmara de Vereadores. O que deve demorar mais é a chegada do aparelho, que é importado da Alemanha ou Estados Unidos, o que demora de um ano a um ano e meio.


“Mas como somos empresa privada, não dependemos de licitação, isso agiliza a importação”, disse o médico.

Atendimento já existe, será apenas melhorado

Ao ser questionado pelos empresários sobre a viabilidade de instalar em Francisco Beltrão um Centro de Oncologia, dr. Janoário disse que é um projeto que vai dar certo porque não se trata de algo novo, mas apenas a ampliação de um trabalho já existente. Atualmente, em torno de 100 pacientes (um terço da capacidade do Ceonc (Centro de Oncologia de Cascavel) são da 8ª Regional de Saúde, que abrange 27 municípios da região de Francisco Beltrão.


“Hoje o paciente é levado até o Ceonc em Cascavel. O que nós vamos fazer, instalando um aparelho em Francisco Beltrão, é trazer o atendimento até o paciente, eliminando os desconfortos do transporte e até reduzindo custos para as prefeituras, entre outras vantagens.”

Estrutura do Ceonc

O Centro de Oncologia de Cascavel tem uma história de 15 anos. Iniciou com cirurgias de câncer, depois quimioterapia, mais tarde a teleterapia. Hoje possui dois aparelhos de teleterapia e está para receber um novo aparelho, um HDR, para braquiterapia.
O aparelho que vem para Beltrão é de teleterapia, faz radiação externa. É moderno, não usa cápsula radioativa. A radiação vem da energia elétrica e só emite radiação no momento que é acionado.
Segundo o dr. Janoário, estes aparelhos de teleterapia existem hoje, no Paraná, somente em cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Campina Grande, Guarapuava e estes da Ceonc de Cascavel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques