A 1ª Companhia da Polícia Militar de Francisco Beltrão atende 27 municípios e durante as eleições de ontem deu apoio à Justiça Eleitoral. O capitão Rogério Gomes Pitz, comandante da companhia, informou que houve algumas denúncias de boca de urna, aglomeração de pessoas e permanência de carros com propaganda partidária durante muito tempo em frente aos locais de votações.
“Durante a eleição, é permitida a manifestação individual e silenciosa sobre o partido ou político. O eleitor pode votar usando a camiseta do candidato, o veículo pode ser adesivado, mas não pode permanecer mais tempo do que o necessário para ser efetuado o voto, além de aglomerações de pessoas falando sobre algum candidato”, comentou o capitão.
A Polícia Militar recebeu denúncias de compra de votos, mas, depois de averiguado, percebeu que se tratava de falsa denúncia. Também houve duas denúncias de estabelecimento comercializando bebidas alcoólicas. “Não foi preso ninguém, porque nessa situação, às vezes as pessoas não sabem a lei, pois ela muda todos os anos. Este ano foi proibida a venda de bebidas alcoólicas das 6h às 18h de domingo”, lembrou Capitão Pitz.
A partir das 17h de ontem, uma equipe da polícia se deslocou para a Justiça Eleitoral para dar apoio no recebimento dos dados das urnas eletrônicas. “O objetivo é garantir o acesso mais rápido das pessoas que precisam entregar os dados para a Justiça Eleitoral”, concluiu o capitão.
Em Francisco Beltrão, 100 policiais trabalharam na cidade e no interior. Duas unidades móveis também deram apoio e permaneceram na Escola Municipal Recanto Felix (Caic) e no Colégio Nossa Senhora da Glória.