3.6 C
Francisco Beltrão
terça-feira, 01 de julho de 2025

Edição 8.236

01/07/2025

Mesmo com chuva, público comparece ao concerto da orquestra e coral da UTFPR

 

Em pé, de costas, o professor e maestro
Mauro Cesar Cislaghi; à esq., Mariney Trentin.

 

Domingo, 25, mesmo com a chuva que caiu durante todo o dia em Francisco Beltrão, o público não se intimidou e compareceu ao Espaço da Arte, para a apresentação da Orquestra e Coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – campus Beltrão. O concerto começou às 20 horas. Por coincidência, foi a segunda apresentação no Espaço da Arte da orquestra com chuva. 

- Publicidade -

O diretor do campus, professor Alexandre Alfaro, fez a abertura do evento, que contou com a participação especial das cantoras Mariney Trentin (soprano) e Hellen Abilhôa (contralto) e do grupo de capoeira do Mestre Anuzinho. Alfaro destacou que o projeto começou há oito meses, com o professor Mauri Cislaghi, e está disponível para apresentações no município e região.

A orquestra é regida pelo professor e maestro Mauro Cesar Cislaghi e o repertório contou com obras de compositores como Tom Jobim, Villa Lobos, Astor Piazzolla, entre outros (músicas populares brasileiras, eruditas e tango). Foram arrecadados cerca de 200 quilos de alimentos que serão entregues à Casa Espírita Bezerra de Menezes, que fará a destinação às famílias cadastradas.

Para as apresentações de 2014, a orquestra ganhou mais músicos. No ano passado eram sete e agora são 13. O coral continua com o mesmo número de componentes.  A orquestra e o coral conta com o apoio do Departamento Municipal de Cultura, já fez apresentações na Unioeste, na Expobel, na UTFPR e nos próximos dias fará um concerto no Colégio Agrícola do Sudoeste do Paraná.

Mauro Cislaghi diz que a orquestra também tem como proposta apresentar novos arranjos de músicas conhecidas do público e promover a interação com outros segmentos culturais. No espetáculo do último domingo, um dos números executados envolveu a orquestra, o coral e o Grupo Muzenza de Capoeira. 
A publicitária Marina Cwiertnia, que toca piano e acordeom, foi uma das primeiras integrantes da orquestra, quando de sua criação, no segundo semestre de 2013. Porém, ela teve de deixá-la, mas voltou ao projeto em dezembro. Marina considera uma iniciativa importante a criação da orquestra. “Acho que foi um grande acréscimo (para a cultura) o Mauro ter vindo pra cá”, destaca. O maestro já tem experiência em outras orquestras de Curitiba e Blumenau (SC).

Marina conta que praticamente todos os músicos se apresentavam isoladamente, “mas nunca tiveram a chance de estar juntos. O Ciro Portes, que fez faculdade lá, fez os contatos com os outros pra se integrar. E o Mauro pediu se ele conhecia músicos que já tivessem conhecimentos.” A partir daí, os ensaios começaram a acontecer, em novembro aconteceu o primeiro concerto e agora a sequência do projeto. A próxima apresentação da orquestra e coral da UTFPR, no Espaço da Arte, será dia 16 de novembro, um domingo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques