
Na região de Francisco Beltrão 40% da área plantada com soja, na primeira safra, já foi colhida. Foram plantados 270 mil hectares. Muitas lavouras foram colhidas ainda em janeiro. A área de cultivo de soja, de semente superprecoce, foi maior na safra 2015-2016.
A produtividade obtida, até agora, está um pouco acima do que os agricultores esperavam. Este resultado, aliado à alta da saca de 60 quilos de soja – na faixa de R$ 70 -, deve garantir uma renda maior para os agricultores. O pessoal está colhendo na faixa de 140 sacas por alqueire – equivalente a 3.500 quilos por hectare. A produtividade é considerada boa a partir de 100 sacas por alqueire.
As condições climáticas estão favorecendo a colheita. Neste ano, a região de Francisco Beltrão-Dois Vizinhos pode ter atingir um feito histórico. Antoninho Fontanella, técnico do Departamento de Economia Rural do núcleo da Seab, diz que poderão ser colhidas 950 mil toneladas. “É um recorde de produção pra região”, adianta.
Milho da primeira safra
Até agora, dos 36 mil hectares plantados com o milho, da safra normal – entre setembro e fevereiro -, foram colhidos cerca de 60% da área. O excesso de chuvas nos meses de setembro, outubro e novembro prejudicou um pouco a produção.
A previsão era de produtividade de 9 mil quilos por hectare, mas, na média, os agricultores estão colhendo cerca de 8 mil quilos/ha.
A área destinada à produção de milho para silagem foi de 25 mil hectares na região de Beltrão-Dois Vizinhos. A silagem – as plantas e espigas são moídas e armazenadas – é usada nos meses de outono-inverno para alimentar o gado de leite, que responde com uma maior produção.