
Por Flávio Pedron – Moradores da comunidade de Nova Seção, em Francisco Beltrão, que é cortada pela PR 566, acionaram os deputados estaduais Luciana Rafagnin (PT) e Wilmar Reichembach (PSD) para que o Departamento de Estradas de Rodagens (DER-PR) adote medidas visando a redução de acidentes naquele trecho. Nos últimos anos, na PR 566, trecho entre saída de Francisco Beltrão à comunidade de Barra Grande, em Itapejara D’Oeste, tem acontecido acidentes de trânsito graves, com mortes. Em 2021, foram quatro mortes, em 2022, sete e, em menos de cinco meses de 2023, foram quatro mortes.
Nesta rodovia, a situação mais crítica vai da saída de Beltrão, passando por Nova Seção, Seção São Miguel, entrada para Seção Jacaré e até Vila Lobos. A estrada tem muitas curvas e retas, em alguns pontos tem muitas árvores e não há acostamento em praticamente todos os 31 quilômetros entre Beltrão e Itapejara.
O trecho de acesso à Nova Seção tem algumas áreas laterais, mas não conta com marginais. Como tem um trecho de dois quilômetros de reta, os motoristas trafegam em alta velocidade.
Pedido aos deputados
O produtor rural Hilário Dorini, que tem propriedade às margens da PR 566, acionou o deputado Wilmar Reichembach para que consiga melhorias. “A gente pediu para que alguém do DER viesse aí fazer uma vistoria, para ver o que se pode fazer, tem muito fluxo de veículos entrando e saindo aí, temos indústrias aí. Então, é muita movimentação e os carros realmente eles passam muito corrido nesse trajeto aqui. Então a gente pediu pro Wilmar, e ele entrou em contato com o pessoal do DER e nós temos esperando uma resposta deles”, comenta o agricultor.
Valmir Rossi está implantando um centro de eventos, restaurante e campo de futebol de frente para a rodovia e está preocupado. “A gente gostaria de ver se tem a possibilidade de algum redutor, alguma coisa que possa ser colocado, porque é bem na entrada, aqui são vários moradores, tem o seu Hilário, a Vinícola Betiatto, e a velocidade que o pessoal anda aqui é bem acima de cem quilômetros por hora, aí o trecho se torna muito perigoso, com vários acidentes. Agora há pouco também, bem na nossa entrada, já deu acidente com duas vítimas. Então a gente tá procurando os deputados pra fazer alguma coisa, mas não tá tendo retorno nenhum”.A intenção dos moradores é que sejam colocados redutores de velocidade ou radares.
Sociedade também pediu melhorias
A comissão intersetorial do município de Francisco Beltrão, que avalia os acidentes de trânsito urbano e nas rodovias estaduais e municipais, já fez um documento ao DER para que seja monitorado o trânsito naquele ponto e que sejam feitas melhorias. “Tem que aguardar o órgão estadual [DER]. Não compete ao município, porque não é da nossa jurisdição”, explica a diretora do Departamento de Trânsito de Beltrão (Debetran) e integrante da comissão intersetorial, Marilda Galvan.
O que dizem os deputados
A deputada Luciana Rafagnin (PT), da bancada de oposição na Alep, disse já ter encaminhado requerimento ao DER-PR para que sejam feitos estudos e que se tenha mais segurança saindo de Beltrão até a entrada de Seção São Miguel, uma duplicação de trechos ou a construção de marginais com segurança maior. “Solicitamos um estudo do DER para isso”, salienta Luciana. Wilmar Reichembach, deputado do PSD e da base do governo na Assembleia Legislativa, disse ao JdeB que “passou da hora de uma providência. Ali é um ponto crítico. Na verdade, da Barra Grande até Beltrão é um trecho perigoso. Na Barra Grande conseguimos colocar um controle de velocidade. Eu defendo a colocação de controladores de velocidade. Levei várias vezes essa demanda pro DER. A colocação de sinalização viária está prevista até agosto”.
Governo prevê melhorias no pavimento da PR 566
O Departamento de Estradas de Rodagens do Paraná (DER-PR) foi acionado para se pronunciar sobre esta demanda dos moradores e dos deputados Luciana Rafagnin (PT) e Wilmar Reichembach (PSD).
Por meio de sua assessoria de imprensa, o DER adiantou que algumas melhorias serão adotadas na PR 566.
Leia a nota:
“O DER/PR informa que o trecho mencionado apresenta pavimento em boas condições de conservação e sinalização rodoviária adequada, mas que ainda assim estão previstas melhorias no pavimento por meio do programa Proconserva e reforço da sinalização viária e instalação de dispositivos de segurança por meio do programa Proseg Paraná, no segundo semestre deste ano.
Acrescentamos que o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar do Paraná (PMPR) tem realizado operações de fiscalização de excesso de velocidade por meio de radar portátil nesta rodovia, tendo constatado, segundo informações iniciais, grande número de infrações dessa natureza.”
Número de mortes na PR 566, Trecho de Beltrão
2021: 4 óbitos
2022: 7 óbitos
2023: 4 óbitos
Fonte: Debetran/Comissão Intersetorial