Mulheres querem formar cooperativa de confecções
A constituição de uma cooperativa de costureiras para confecções começa a ser articulada em Francisco Beltrão. Formado por 25 mulheres desempregadas, donas de casa e outras que já fabricam roupas em casa, o grupo procurou em julho a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio para pedir apoio.
No entanto, as mulheres não tinham uma idéia clara do projeto que pretendiam desenvolver. O grupo foi aconselhado a procurar a Acefb (Associação Comercial e Empresarial de Francisco Beltrão) para expor suas propostas e discutir um projeto.
A secretária executiva em exercício da Acefb, Sandra Cardoso Dias, diz que o grupo conta com mulheres que são vizinhas e outras que frequentam a mesma igreja do bairro Cristo Rei. Elas têm interesse em produzir confecções, mas necessitam de capacitação profissional para produzir e também gerencial.
Na reunião semanal de terça-feira, 31 de agosto, da Acefb, Sandra Cardoso Dias disse que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) irá ajudar a constituir a cooperativa das costureiras. Dia 8 de setembro o Centro de Capacitação Profissional da Prefeitura de Beltrão inicia um curso de costura para o grupo. ?Não vai ter custo de inscrição porque elas não têm condição de pagar?, disse Sandra.
Sonhos grandes – A secretária executiva da Acefb aposta que a realidade sócioeconômica destas mulheres vai mudar. ?Elas têm sonhos muito grande?, revelou Sandra. Em Mariópolis há um grupo semelhante ao que surgiu em Francisco Beltrão. Recentemente o grupo de Mariópolis veio conhecer o sistema de produção de uma camisaria de Beltrão.
O grupo de mulheres que pretende criar a cooperativa tem intenção de trabalhar com a linha de jeans, social e modinha, além de produzir no sistema de facção (partes ou produtos prontos para outras empresas).
O empresário Jairo News, proprietário de indústria de confecção e membro do Conselho Municipal do Trabalho, ponderou que o trabalho do grupo só dará os primeiros resultados em oito a 12 meses. Elas já participaram de palestras de associativismo e cooperativismo, devem participar do curso Saber Empreender (voltado para micro e pequenos empresários).
Alguns participantes da reunião semanal da Acefb sugeriram a realização de um curso para trabalhar a parte psicológica das costureiras.
Segundo a secretária executiva, existe a possibilidade de o núcleo setorial de confecções da Acefb ser parceiro da cooperativa visando a produção de peças pelo sistema de facção.
No município o grupo de produtores de cachaça está constituindo uma cooperativa de produção orgânica com a participação de produtores de vários municípios do Sudoeste.