Também é possível conhecer alguns exemplares de fetos, cadáveres mumificados, caveiras e outros materiais relacionados ou resultantes de crimes têm caráter didático.
[banner=100033]
Quem visitar a 29ª Expobel em Francisco Beltrão pode conhecer um pouquinho do que é o Museu de Ciências Forenses do Instituto Médico Legal (IML) do Paraná. A exposição itinerante com peças muito curiosas, como duas múmias, está localizada junto do estande da Polícia Científica. Também há alguns exemplares de fetos, cadáveres mumificados, caveiras e outros materiais relacionados ou resultantes de crimes têm caráter didático. “Se me deixar eu fico aqui olhando o dia inteiro”, comentou um visitante muito curioso. Uma das dúvidas dele, por exemplo, era se o cabelo das múmias continuava crescendo.
[relacionadas]
A resposta veio do curador do museu, Joel Camargo, segundo o qual, apesar de muito preservado (cabelo e pelos), não crescem porque são células mortas, ou seja, passam a sensação de que crescem, mas a tendência é se deteriorar com o passar do tempo. Não identificado e não reclamado até hoje, Fred, como foi apelidado pelos funcionários, morreu de causa natural em casa, no final dos anos 70. Está mumificado há cerca de 35 anos. O corpo se preserva devido a tratamentos feito pelo IML. A outra múmia exposta morreu por enforcamento. Outra curiosidade do museu é o “bebê pedra”. Feto que teve doença rara e começou a calcificar ainda dentro do útero da mãe. Há crânios, fetos com má formação congênita e cabeças de múmias. De acordo com ele, não é museu de terror, mas sim um ambiente que retrata questões científicas e educacionais. “Não é assustador, é acolhedor.”
Joel fez questão de agradecer o empenho e acolhimento do perito chefe do Instituto de Criminalística (IC) de Francisco Beltrão, Patrick Souza, e do diretor do IML local, médico Irno Azzolini. Quem tiver interesse também pode conhecer o museu em Curitiba, onde o acervo é muito maior. A instituição recebe grupos de profissionais e de estudantes de áreas afins à Medicina Legal. O acesso ao local é restrito e depende de agendamento prévio pelo telefone 3361-7200, opção 4 – Gabinete do IML. O museu ocupa uma das salas do novo prédio do Instituto Médico-Legal em Curitiba, na Rua Paulo Turkiewicz, 150, no Bairro Tarumã.

Museu itinerante esteve na Expobel de 2016 e agora em 2020.
Foto: Niomar Pereira/ JdeB