
Sem dúvida, o que a população de Francisco Beltrão vivenciou nos últimos dias ficará guardado para sempre na memória. Foi uma semana intensa, com diversas atividades culturais, mas especialmente uma semana de música de qualidade, tocada e cantada por instrumentistas e artistas de alto padrão. Trata-se do 2º Festival Internacional da Música, promovido pela escola Sonata. Desde a abertura do evento, na noite de 5 de julho, até o encerramento das apresentações ontem, no palco do auditório da Cesul (Faculdade de Direito), a cidade respirou música e sentiu o entusiasmo dos alunos, professores e profissionais que se dedicaram nas mais de 20 oficinas de instrumentos clássicos e populares, bem como técnicas de canto e prática orquestral.
Para Antônio Incott Júnior, da Essei Escola Profissionalizante, que estava presente na plateia na noite de quinta, 10, o festival foi marcante. “Gosto de música clássica, sou um apaixonado por este estilo e poder assistir a esses espetáculos em nossa cidade é algo muito bom.” O show de canto lírico embalado pela voz grave de Carlo Colombara simplesmente deixou evidente que Beltrão tem público para este estilo de música. Prova disso foi que o auditório da Cesul estava lotado. Algumas pessoas tiveram que prestigiar o evento em pé.
A vereadora Elenir Maciel também estava na plateia e disse ter ficado emocionada com a apresentação. “Acho que esse festival trouxe música de alto nível para nossa sociedade. Tivemos de perto concertos de alta qualidade.”
Antônio Carlos Bonetti se lembrou da noite como “algo inesquecível” e afirmou que Francisco Beltrão não pode mais sair da rota desses grandes eventos de música clássica e erudita. “Quero parabenizar a escola Sonata pela dedicação, pelo trabalho que fizeram em nosso município. Só posso dar nota 10”, disse.