8.2 C
Francisco Beltrão
quarta-feira, 28 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Na CDL, especialista alerta sobre cuidados com dados dos clientes

As empresas podem ser severamente punidas em caso vazamento de dados dos clientes.

Público acompanha a explanação de Adriana Milla sobre a Lei Geral de Proteção de Dados, que entra em vigor em agosto deste ano.
Foto: Luciano Trevisan/JdeB

Quanto mais dados uma instituição coleta e armazena sobre seus clientes e usuários, maior a responsabilidade dela em relação à segurança dessas informações. Foi o que deixou evidente a palestra sobre a Lei Geral de Proteção de Dados promovida pela CDL, na manhã de ontem. O evento, realizado em parceria com a ACP – Associação Comercial do Paraná, abordou ainda os temas Inteligência de Mercado e Cadastro Positivo.

“Será que é preciso colher tantas informações sobre os clientes? Vamos usar tudo o que colocamos no cadastro? Quanto mais informação a empresa colhe, maior tem de ser o seu compromisso para evitar vazamentos”, orientou a coordenadora de proteção de dados da ACP, Adriana Milla.

- Publicidade -

Ela fez questão de alertar os empresários que a partir de agosto deste ano a LGPD entra em vigor e as empresas podem ser severamente punidas em caso de exposição de informações confidenciais dos clientes. Além de multas que podem chegar a R$ 50 milhões, a instituição que comprovadamente falhou em proteger os dados dos seus clientes pode ter seu banco de dados bloqueado.

Adriana lembrou à plateia que boa parte dos casos de vazamentos de dados confidenciais não se dá por falhas técnicas nos sistemas tecnológicos e sim por ações humanas. Ela citou como exemplo os profissionais que acessam e-mails suspeitos nas máquinas do local de trabalho, abrindo portas para a ação dos hackers.

[relacionadas]

Ferramentas para a prospecção de clientes
Após as orientações sobre a LGPD, a equipe da ACP apresentou alguns dos serviços de inteligência de mercado que oferece. As ferramentas se propõe a gerar economia e dar maior abrangência à prospecção de clientes. A tecnologia ofertada permite, por exemplo, a localização de possíveis clientes, em todo o País, através das compras já feitas por eles. Uma empresa que vende determinada matéria prima tem facilidade para localizar outra que já adquiriu esse produto em qualquer região do Brasil.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques