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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

Na Expoliquida, lojas poderão torrar estoques

Expositores terão a oportunidade de consolidar novos clientes no pós-feira.

Lojistas e Micro Empreendedores Individuais de Francisco Beltrão (MEIs) reuniram-se na noite de quinta-feira, na Associação Empresarial (Acefb), para definir as normas gerais de funcionamento da 1ª Expoliquida. A feira está marcada para os dias 8, 9 e 10 de setembro  – no centro de evento do parque de exposições Jayme Canet Júnior. A entrada será gratuita.
 Idealizada em parceria da Acefb com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Semdetec), a Expoliquida tem como objetivo atender a demanda do comércio local em liquidar seus estoques com preços acessíveis e descontos surpreendentes. O mês de setembro foi escolhido em função de ser um período em que o comércio sofre com a baixa demanda de consumidores. A organização frisa que “somente empresas de Francisco Beltrão podem participar da Expoliquida”.
Marcos Guerra, presidente da Acefb, entende que a Casa do Empresário tem a função de provocar e oferecer novas alternativas à classe empresarial. “Tudo isso que estamos fazendo não é nada mais do que a nossa obrigação. Temos que estimular os empresários com novas ideias. Por isso foi criada a Expoliquida. Quem participar ficará marcado na história”, comenta o presidente.  “Quem não conhece as empresas e suas marcas, ficará conhecedo. É uma oportunidade para o empresário conquistar novos clientes com preços imbatíveis”, emenda Joares Ribeiro, diretor executivo da Acefb.
O diretor toca num ponto importante. No início da organização do evento, falava-se em descontos a partir de 51%. “Mas cada empresário sabe onde aperta o calo, então ficou definido que ele pode oferecer descontos, por exemplo, de 20%, 30%, 70%, vai depender dele mesmo. É claro que quanto mais desconto vai atrair mais consumidores”, analisa Joares. 
Foi enaltecida pelos organizadores a importância da Prefeitura em disponibilizar o centro de eventos com condições dos empresários realizarem bons negócios. “A Secretaria contribuiu muito nesta organização, com toda a estrutura”, disse Joares. A partir do feriado, 7 de setembro, seguranças vigiarão o local.
 
Espaço padrão
Diferentemente da Expofeira Mulher (anos ímpares) e Expobel (anos pares), na Expoliquida os espaços serão padrão – 24 m² cada. Nesse local não serão montados estandes, nem provadores, só a demarcação da empresa. “Poderá ser colocado banner de identificação, o estilo é de feirão mesmo”, reforça Joares.  Como forma de oportunizar a uma das classes econômicas que mais crescem no País, ficou destinado aos MEIs (Micro Empreendedores Individuais) a praça de alimentação. Serão comercializadas bebidas, alimentos, sorvetes e demais produtos.  
 
Ampla divulgação
A divulgação da Expoliquida já começou nas redes sociais – Facebook e Whatsapp – e nas rádios. Na TV Beltrão também. No dia 6 de setembro, a TV Guará/Rede Massa e a RPC TV passam a veicular os comerciais. Além disso, a Expoliquida será propagada pelos carros de som a partir da semana que vem.
 
Expositores

Dicleia de Abreu disse que a reunião de quinta-feira foi valiosa. “Discutimos nossas ideias e entramos num consenso”.
Francisco Caveglion: “os assuntos tratados foram democráticos. Sobre colocar ou não provadores, acredito ser melhor não [colocar], porque gera filas”.
Loreci Carboni: “Todos concordaram em não ter provadores, encontro foi positivo para acertar detalhes, apesar das divergências, que são normais entre as pessoas”.
Adriana Cesca: “Fazia poucos dias que eu tinha me associado na Acefb. Aí me disseram que teria a Expoliquida. Foi então que decidi participar”.
 
Informação aos consumidores

As mercadorias adquiridas na Expoliquida não poderão ser trocadas, a não ser que apresentem algum vício ou defeito, nos termos dos artigos 18 e seguintes da Lei 8.078/90. Embora seja uma prática usual no comércio, não há obrigação de efetuar a troca de produtos se o defeito não existir.
Tamanho, cor e modelo não são considerados defeitos. É uma questão de cortesia e a troca pode, inclusive, ser estipulada pelo próprio lojista. Muitos estabelecimentos já garantem a troca por meio de uma etiqueta com a informação. 
Se o produto, porém, apresentar algum problema, o fornecedor deve ser contatado para solucioná-lo, mesmo em casos de promoção.

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