6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Na Uniprime, palestrante defende participação da família no planejamento financeiro

 

Altemir Farinhas: é fundamental que marido e mulher controlem juntos as despesas e cortem as despesas ruins; filhos também devem participar.

 

Objetividade e boas dicas para o controle das finanças pessoais foram as marcas da palestra promovida pela Uniprime de Francisco Beltrão nesta semana. Com humor na dose certa e conhecimento de causa, o consultor financeiro Altemir Farinhas envolveu o público e deixou um recado bastante claro: é preciso incluir toda a família no planejamento das finanças. O evento aconteceu no auditório da Unimed, terça-feira à noite.
Por que alguns homens e mulheres acumulam dinheiro e outros não conseguem? Esta foi uma das perguntas feitas por Altemir ao público. Para ele, a resposta está no tripé ‘trabalho, administração e investimento’; quem sabe conciliar os três fatores acumula. “Quem trabalha, investe e administra chega ao ponto de poder parar de trabalhar; mas não é só fazer sobrar dinheiro, tem de saber investir”, enfatizou.
Ele defendeu com muita ênfase a importância de envolver todos os membros da família no planejamento financeiro. “Todos os que moram na sua casa precisam participar, todos precisam racionalizar; é preciso descobrir quanto está custando essa família.” Altemir não exclui nem as crianças: “Com 6 anos, os filhos já entendem alguma coisa, podem acompanhar as conversas dos pais sobre o controle dos gastos.”

- Publicidade -

Despesa boa e despesa ruim
Outra orientação de Altemir é o controle e a classificação das despesas familiares. “Para controlar é preciso identificar, seja em planilha, software ou no papel.” Ele classifica as despesas em três grupos: as boas, as ruins e as ocultas. “Nem toda despesa é ruim, você gasta com alimentação, com viagem, mas é uma coisa que você usufrui; agora, pagar academia e não frequentar, ter TV por assinatura e não assistir, isso é despesa ruim.”
O caminho mais curto para iniciar o corte de gastos, ensina, é pelas despesas ruins. “Tire das ruins e prepare para as despesas ocultas.” Para o consultor, é fundamental que marido e mulher cuidem juntos do dinheiro da família ou pode haver fuga de recursos. “Enquanto você se preocupa com zero vírgula alguma coisa dos fundos de investimento, alguém na sua casa pode estar jogando dinheiro fora.”
Pague a você primeiro
Uma das dicas mais importantes do especialista em finanças pessoais é o estabelecimento de uma meta mensal a ser poupada. “Você paga primeiro a você e se condiciona a gastar o que sobra; vai precisar de planejamento, é o inverso do que normalmente fazemos, primeiro a gente paga as contas para depois, se sobrar, guardar.”
O evento, conforme explicou na abertura o presidente da Uniprime, Aramis Karam de Araujo, é fruto da preocupação da cooperativa em manter a saúde financeira de seus associados. A Uniprime – Cooperativa de Crédito dos Profissionais Área de Saúde funciona junto à Unimed de Francisco Beltrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques