16.1 C
Francisco Beltrão
domingo, 15 de junho de 2025

Edição 8.226

14/06/2025

No dia da padroeira, dom Edgar explica aos fiéis sobre o dogma de Nossa Senhora

A imagem de Nossa Senhora da Glória, no altar da Concatedral. Foto: Pascom.

JdeB – No dia do feriado municipal em honra à padroeira de Francisco Beltrão – Nossa Senhora da Glória –, o ponto alto foi a missa na Concatedral sob a presidência de dom Edgar Ertl, bispo diocesano, tendo como concelebrantes os padres Emerson Detoni (pároco) e Thiago Berra (vigário). Em sua homilia, dom Edgar refletiu sobre a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, o salvador da humanidade para a fé cristã.

A cerimônia religiosa teve, ainda, a solenidade de posse de 18 novos ministros auxiliares da comunidade (MAC). Lideranças das capelas dos bairros e comunidades do interior abrangidas pela Concatedral, das pastorais, movimentos leigos e do conselho de pastoral e pessoas de vários bairros prestigiaram a missa.

Dom Edgar fez uma breve reflexão sobre a “assunção da Bem-aventurada Virgem Maria”. “Na Oração da Coleta, no início da missa, está contido o objetivo fundamental desta solenidade: ´Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu, em corpo e alma, a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória´”.

- Publicidade -

Ele explicou que a assunção da Bem-aventurada Virgem Maria é celebrada no dia 15 de agosto, desde o século 5, com o significado de “Nascimento para o Céu” ou, segundo a tradição bizantina, de “Dormição”. Em Roma, esta festa era celebrada desde meados do século 7, mas foi preciso esperar até 1° de novembro de 1950, quando o papa Pio XII proclamou o Dogma da Assunção de Maria, elevada ao céu em corpo e alma.

Ano Jubilar
Dom Edgar falou, também, sobre o Ano Jubilar de 2025 e a preparação para celebrar esta data. “O ano de 2024 será inteiramente dedicado à oração em preparação para o jubileu de 2025. Nesse ano, somos convidados a nos tornar mais humildes e a abrir espaço à oração que brota do Espírito Santo. É Ele quem coloca em nossos corações e nossos lábios as palavras certas para sermos ouvidos pelo Pai. Foi por isso que indicamos aos padres que os temas das trezenas, novenas, setenas, tríduos em preparação às festas dos padroeiros fossem o da Oração”. No caso da Concatedral, a novena teve como tema “Senhor, ensina- nos a rezar”, do Evangelho de Lucas (capítulo 11, versículo 1, da Bíblia).

Festa social
A festa social da Padroeira de Beltrão será domingo, 18, com o almoço no Centro Comunitário Pedro Granzotto. As pessoas poderão almoçar no local ou pegar o churrasco – costela ou alcatra assada. As reservas devem ser feitas na casa paroquial ou com os membros do conselho de patoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques