Julho inicia com previsão de mais temperaturas negativas; junho fechou como o mês mais frio em 14 anos em Beltrão.

Já no fim da tarde de segunda-feira, 30, havia poucas pessoas caminhando pelo centro de Francisco Beltrão. Quem passava por lá enfrentava as baixas temperaturas e precisava encarar rajadas de ventos fortes que passavam entre os prédios. O tempo já dava sinais de que a manhã deste primeiro dia de julho seria acompanhada de uma nova onda de frio e temperaturas muito baixas.
De acordo com o Simepar, a previsão para esta terça-feira, 1º, é de termômetros próximos de zero grau em grande parte da região. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e grande parte do Paraná por causa das baixas temperaturas. Há previsão de geadas hoje.
Na quarta-feira, 2, a mínima deve permanecer próxima de zero grau, e ainda há previsão para mais um dia de geada. Não há previsão de chuvas para o restante da semana, e as temperaturas voltam a subir gradativamente a partir de quinta-feira.
O junho mais frio em 14 anos
Na quarta-feira passada, a mínima registrada foi de -2,3 graus. Os dados do IDR-Iapar mostram que este mês de junho foi o mais frio desde 2011, quando a mínima registrada foi de -2,6 graus.
Francisco Beltrão tem apenas quatro registros abaixo dessa temperatura:
1980: -2,4 graus;
1981: -2,6 graus;
1994: -3,6 graus;
2011: -2,6 graus.
Josmar Ramos, observador meteorológico do IDR-Iapar, diz que, assim como as previsões já indicavam, “teremos um inverno mais próximo da normalidade do que foi nos últimos quatro anos. Significa que serão mais dias com temperaturas negativas”.