Sem grandes problemas, a mudança de sentido da Rua Romeu Lauro Werlang paralela a Rua São Paulo funcionam como mãos únicas desde ontem, em Francisco Beltrão.

Mais um binário começou a funcionar na manhã desta segunda-feira, 27, em Francisco Beltrão, desta vez nas ruas São Paulo e Romeu Lauro Werlang, que passam a ser mão única com sentido inverso. Este é o segundo sistema binário implantado pela Prefeitura desde o ano passado e o objetivo é melhorar a fluidez do trânsito na área central da cidade.
O prefeito Antônio Cantelmo Neto (PMDB) foi conferir o início da operação do novo sistema, que caracterizou como parte do processo de modernização do trânsito da cidade. “Todas as mudanças que promovemos estão modernizando nosso trânsito. Em virtude do grande aumento na frota de veículos, temos que nos esforçar para criar mecanismos que possibilitem uma melhor distribuição dos fluxos e permitir deslocamentos mais seguros e sem congestionamentos”, afirmou o prefeito.
O vice-prefeito e secretário de Urbanismo, Eduardo Scirea, o diretor do Departamento Beltronense de Trânsito (Debetran), Rudimar Czerniaski, e Silmara Brambilla, da Lahsa – empresa que presta consultoria na área à Prefeitura – também acompanharam o início da operação do novo binário, em ato simbólico na esquina das ruas Romeu Lauro Werlang e Ponta Grossa.
As duas ruas do novo binário foram transformadas em mão única desde a Apucarana – no alto do bairro Industrial – até a Florianópolis – marginal ao rio Marrecas. O processo de implantação do sistema iniciou ainda em maio e custou cerca de R$ 800 mil em obras de sinalização, recapeamento e aquisição de semáforos.
Mudança satisfatória
Rudimar Czerniaski também acompanhou o trabalho dos agentes de trânsitos que estavam nos pontos onde ainda há obras, para proteger os trabalhadores e orientar motoristas. Segundo Rudimar, dois locais que merecem mais atenção dos condutores são as esquinas da Avenida Julio Assis Cavalheiro com a Rua Clevelândia e a Rua Romeu Lauro Werlang com a Rua Santo Fregonense, no bairro Industrial.
“O trânsito está fluindo satisfatoriamente e onde estamos com obras, o motorista precisa diminuir um pouco, mas com o final dos ajustes o trânsito deve fluir naturalmente. Alguns ajustes também estão sendo feitos nos semáforos, mas tudo dentro da normalidade”, comenta Rudimar.
Caroline Krause utiliza todos os dias a Rua Romeu Lauro Werlang para chegar ao trabalho, nas proximidades da Policlínica. “Morei por quatro anos em Curitiba e lá a maior parte das ruas utilizam este sistema. Eu acho que a mudança para o sistema binário melhorou a organização do trânsito e também deu mais segurança para quem precisar ir ao Hospital, na hora de atravessar a rua. Eu faço esse caminho e achei mais prático, os semáforos também ajudaram muito”, comenta Caroline.
O motorista de transporte de cargas Edenir Baronio também aprovou a mudança no trânsito no Centro da cidade. “Para mim, o resultado é muito bom, porque rende mais o serviço. Eu acredito que vai favorecer para estacionar. Por ser o primeiro dia, eu vi poucos erros e o pessoal vai se acostumar”, acredita Edenir.
Equipamentos mais modernos permitirão onda verde
Nas duas vias do binário a velocidade máxima passa a ser de 40 km/h. No entanto, a Prefeitura pretende fazer com que os veículos mantenham velocidade constante através da chamada onda verde, em que a abertura dos semáforos é sincronizada.
Equipamentos mais modernos estão permitindo a abertura dos semáforos nos tempos estipulados. “Foram adquiridos equipamentos com melhor tecnologia para a chamada temporização de abertura, o que permite a sincronização dos semáforos”, explica Silmara Btrambilla, da Lahsa.
No trecho do novo binário foram instalados oito semáforos e segundo Silmara, somente nos cruzamentos com as ruas Tenente Camargo e Porto Alegre é que o tempo não estará sincronizado, em virtude do grande fluxo de veículos que cruzam o binário por estas duas ruas.
