6.2 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

Novo Centro de Convivência Recanto da Vovó Irene já está atendendo em Beltrão

As pessoas da terceira idade terão atendimento especializado e poderão usufruir da estrutura da Chácara Rios.

O Centro de Convivência Recanto da Vovó Irene, instalado em anexo ao Centro de Eventos Chácara Rios, no Bairro Água Branca, em Francisco Beltrão, já está funcionando. A instituição atende pessoas que tenham 60 anos ou mais, independentes ou com um pequeno grau de dependência. As pessoas podem ser levadas até o Centro de Convivência ou também usufruir do serviço de leva e traz ofertado pela clínica.

O empreendimento tem como sócios a fisioterapeuta Fabiane Kobielski, enfermeiros Leila Koncikovski e Jacir Koncikovski e o arquiteto Carlos Henrique Ferreira, de Francisco Beltrão. O nome do centro foi foi dado em homenagem à dona Irene Koncikovski, mãe dos enfermeiros Leila e Jacir.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h. O corpo funcional é formado por enfermeiros, fisioterapeuta, nutricionista, cozinheiro e profissional de recreação. Em entrevista ao JdeB, Jacir e Fabiane explicaram como funcionará o centro. Jacir disse que “a ideia já vem de anos, pela enfermeira Leila, que passou pra gente, que ela tinha essa ideia de iniciar um centro de convivência para idosos. A gente gostou da ideia, abraçou a causa e desde de meados do início do ano passado já vem sendo trabalhada a parte burocrática, de abertura de empresas e tudo mais”.

- Publicidade -

[relacionadas]

Verificação de imóveis
Após a decisão de instalar o centro de convivência, o passo seguinte foi verificar possíveis imóveis que poderiam abrigá-lo. “Desde o início a nossa ideia era ter um ambiente como esse da Chácara Rios, a gente procurou alguns lugares, ambientes um pouco diferentes, e ainda não tinha contato com a Chácara Rios. Mas desde o primeiro contato que tivemos com eles, a aceitação foi excelente, só temos a agradecer à família Rios em nome do seu Adão, dona Leo e a Dleiza, a receptividade deles e a aceitação da nossa ideia foi de imediato.”

Adequações no imóvel
O centro passa a utilizar um dos salões de eventos da Chácara Rios. Foram feitas pequenas adaptações no imóvel e criadas as salas de jogos, de leitura, de TV e de alimentação. Jacir ressaltou, dizendo que “tudo em um ambiente plano e único, teve essa divisão com móveis, mas foi muito tranquilo porque já existia no local um centro que atendia os eventos que eles faziam aqui”.

Ele também explicou as atividades que serão ofertadas no local para as pessoas. “Nós vamos fazer um acompanhamento diário realizado por enfermeiros, fisioterapeuta que é opcional, temos uma recreadora que vai estar conosco dando atividades todos os dias, a alimentação é toda balanceada, o cardápio é desenvolvido por uma nutricionista, vamos ter uma cuidadora de idoso, e além de tudo isso, temos mais um opcional que é o serviço de leva e traz. Se o idoso está em casa, não tem como vir, os filhos não podem trazer, a gente disponibiliza também esse serviço de ir buscar em casa e ir levar de volta no final da tarde.”

Local amplo
As pessoas também poderão frequentar os jardins, o bosque, caminhar pelo gramado e ver os animais da Chácara Rios. “Tudo está a nossa disposição”, salienta Fabiane. Antes da abertura do centro de convivência, os sócios tiveram de protocolar os processos no Corpo de Bombeiros, na Vigilância Sanitária e Prefeitura de Beltrão. Mas Fabiane diz que os sócios concordaram em atender todas as normas legais. “Tem que ser dentro das normas, eles têm que exigir para ser tudo certinho, ainda mais quando se trata de pessoas”, enfatizou a fisioterapeuta.

Jacir adianta que a instituição já está funcionando e começou a receber os primeiros clientes já no dia seguinte à inauguração, ocorrida dia 11. Ele acrescentou que “a gente está aberto para os clientes, pessoas que tiverem interesse em conhecer o ambiente, vir e trazer uma pessoa, um ente querido para visitar aqui, conhecer os profissionais que aqui trabalham, o ambiente, então a gente faz esse convite, quem tem interesse e quer conhecer sem compromisso venha conhecer” explicou Jair.

Vovó Irene Koncikovski, que dá nome ao centro de convivência, fisioterapeuta Fabiane Kobielski, Pedrinho H. Ferreira, representante de sua mãe, enfermeira Leila Koncikovski, enfermeiro Jacir Koncikosvki, e o arquiteto Carlos Henrique Ferreira com o filho Lucas, sócios do novo espaço especializado no atendimento às pessoas da terceira idade.

Foto: Flávio Pedron/JdeB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques