
Na manhã de ontem, com a presença da imprensa da região, foram apresentados os novos delegados de polícia que vão responder pelas delegacias das comarcas de Ampere, Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Realeza e Dois Vizinhos. São eles, respectivamente, Rafael dos Santos Pereira, Max Dias Lemos, Emerson Ferreira de Sousa, Ricardo Moraes Farias dos Santos e João Marcelo Renck Chagas. Antes da apresentação formal de cada um, o delegado-chefe da 19ª SDP (Subdivisão Policial) de Francisco Beltrão, David Ricardo Passerino, falou sobre a convocação dos profissionais e explicou como foi feita a seleção.
Conforme dr. Passerino, os novos delegados participaram de um concurso em maio de 2013, com 18 mil inscritos de todo o país. Foram aprovados 325 candidatos e convocados, dentro do que já estava previsto, 75 delegados. “Desses 75, tomaram posse inicialmente 62 delegados e para preencher as vagas remanescentes, estão sendo chamados mais 13 delegados”.
A região que abrange a 19ª SDP compreende 26 municípios, atendidos por nove comarcas. Há muitos meses a situação era preocupante, com delegados acumulando funções e se sentindo sobrecarregados no trabalho. “Nós estávamos trabalhando com quatro delegados, que acumulavam comarcas. Agora todas as comarcas terão delegado, e não apenas no Sudoeste, mas em todo o Paraná”, comentou Passerino.
Profissionais qualificados para atender à sociedade
Antes de ingressar na função, os delegados fizeram curso de formação técnico-profissional na Escola Superior da Polícia Civil de Curitiba, com duração de dois meses. Tiveram aulas de noção de tiro, ação policial e técnicas de operação policial. Anteontem, os novos delegados estiveram reunidos com dr. Passerino para discutir assuntos relacionados às comarcas e conhecer as novidades que estão sendo implantadas na área da 19ª SDP.
Segundo o delegado-chefe, o objetivo maior é colocar em prática a Delegacia Cidadã, que prima pelo atendimento ao cidadão com eficiência e qualidade. Como salientou Passerino, “o cidadão tem que estar em número um na prestação dos nossos serviços”. Outra informação que foi repassada aos novos delegados é que eles poderão contar com o apoio dos mais experientes para iniciar o trabalho. “Os quatro delegados mais antigos serão os mentores desses novos”.
Os novos delegados começaram a trabalhar ontem. Mas no decorrer dos dias devem ser apresentados em suas respectivas cidades, em eventos formais. Para encerrar, Passerino afirmou que, com a nova nomeação, o número de profissionais é satisfatório. “Acredito que agora o número é perfeitamente razoável para atender com qualidade”.