Na área comercial, setor azul, por exemplo, os estandes externos foram aumentados de tamanho e setorizados por segmento.
O Nudearq é um núcleo de arquitetos que faz parte do programa Empreender da Acefb e os arquitetos trouxeram uma proposta de remodelação para a Expobel 2020. Devido às mudanças de área do parque, em decorrência da obra do túnel, as alterações foram feitas para que a edição deste ano seja melhor que as anteriores, dando continuidade ao sucesso da feira.
As arquitetas Chalini Aliqui, Joceane Marcon, Josiele dos Santos Wessler e Nayara Oliveira ficaram responsáveis pelo layout de todo o parque. Entendendo a necessidade e a tipologia desse evento, as arquitetas precisaram seguir as normas e exigências específicas, sem deixar de se preocupar com a estética e funcionalidade.
A feira tem que ser montada de forma que, ocorrendo algum imprevisto, o espaço deve proporcionar mudanças rápidas com menor custo possível. Os fluxos do parque de exposições já estavam pré-definidos desde sua implantação, rotas de fuga, dimensionamento dos portões e metragens exigidas de evacuação em caso de pânico, então o desafio era alocar o parquinho e aumentar as áreas de exposição e circulação do parque. A preocupação de que todos os lugares devem ser visitados, o expositor quer ser visto, o comerciante precisa vender e o público quer se divertir.
As arquitetas pensaram também em locais de descanso, os quais estão espalhados pelo parque, são bancos de pallets, que atendem a necessidade. O parque de diversões foi alocado em uma área menos visitada, com isso as pessoas que frequentam essa atração são direcionadas para o lado leste do parque. Próximo ao parque está o espaço de shows, interligando o setor de entretenimento. Aí acontece a primeira setorização do parque, a área amarela. Porque as cores? Para que o público consiga se localizar com mais facilidade dentro do parque.
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Setorização do parque
Na área comercial, setor azul, os estandes externos foram aumentados de tamanho e setorizados por segmento, por exemplo, os expositores de carros ficam próximos, atraindo ainda mais o público-alvo. O centro comercial foi repensado. A proposta tem como ponto-chave duas grandes avenidas que permitem uma melhor distribuição dos fluxos dos usuários, também as avenidas contam com os estandes amarelos, os quais se diferenciam pelo tamanho do terreno e pela altura do pé direito estipulado.
As avenidas contam com os mini estandes, que foram um dos grandes sucessos na Feira da Mulher, implementado pelo Nudearq. Outra grande novidade são os estandes especiais e os verdes, que trazem um padrão totalmente diferenciado pelo pé direito e pelas possibilidades de customização. Esse novo layout do centro de eventos foi idealizado pelos arquitetos da Intra Empreendimetos, Bibyana Bernardon e Greydson Santana.
O mesmo grupo de arquitetos projetou a praça gastronômica, setor vermelho, que duplicou de tamanho, proporcionando mais expositores e mais opções para o público, além de um palco central com atrações diárias antes dos shows.
Uma nova atração, a Arena Tecnológica, setor roxo, idealizada pelas arquitetas Débora Nazário e Carolina Odelli, um projeto divertido com cores internas para as atrações da arena. As arquitetas são responsáveis também pelo espaço do Empreender, dentro do centro de eventos, um espaço instagramável, fazendo a conectividade do público com os núcleos participantes do programa Empreender.
O setor verde, setor da agroindústria, compreende o espaço da Sociedade Rural com todas as suas atrações e o mercado da agroindústria e café rural. O mercado é a nova atração, as arquitetas Chalini Aliqui, Nayara Oliveira e Joceane Marcon fizeram o projeto de interiores, conectando ao espaço de treinamento, o mercado e o café.
A função dos arquitetos em uma feira é proporcionar organização espacial para que o fluxo de pessoas ocorra fluentemente e que todos os
segmentos tenham a visibilidade esperada em uma feira ou exposição. O Nudearq acredita que alcançou esses objetivos e já tem ideias para a próxima edição.
