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Francisco Beltrão
sábado, 31 de maio de 2025

Edição 8.216

31/05/2025

O futuro da linha aérea pode estar nas mãos da Azul

Até que a compra da TwoFlex seja concretizada, operação permanece, mas negociação deve afetar as rotas do Voe Paraná.

Gol interrompe venda de passagens para Beltrão.

Nesta semana, o anúncio de que a companhia aérea Azul teria feito uma oferta para adquirir a TwoFlex mexeu com o mercado da aviação. Apesar de não ser um negócio expressivo — a oferta foi de R$ 123 milhões —, a compra é uma dupla ofensiva, pois freia um eventual avanço da rival Gol (parceria da TwoFlex) em rotas regionais e ainda garante novas opções de ligações entre Rio e São Paulo. A pequena companhia detém seis voos diários entre as duas cidades; são 14 horários no disputado aeroporto de Congonhas.

A compra ainda precisa ser submetida aos órgãos reguladores, mas preocupa cidades do Paraná que são atendidas pela pequena companhia, especialmente Francisco Beltrão. Apesar de a linha aérea beltronense ter um bom desempenho — liderando a ocupação dos voos da TwoFlex no Estado em novembro, com 52% dos assentados vendidos —, a proximidade com Pato Branco, que tem uma linha operada pela Azul, levanta o debate: seria viável a manutenção das duas rotas na região nos moldes atuais?

Em nota enviada ao Jornal de Beltrão, a assessoria de comunicação da Azul reiterou que “até a concretização da compra […] nada muda nas operações de Azul e TwoFlex”. Uma garantia ainda mais otimista foi divulgada pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, à Gazeta do Povo: “O [Marcelo] Bento [diretor de Relações Institucionais da Azul] me ligou para informar que, no Paraná, não há nenhum plano de mudança e que eles inclusive têm a intenção de ampliar o programa no Estado”.

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Subsídio no ICMS
Além de Beltrão, outras nove cidades paranaenses são atendidas por voos da TwoFlex através do programa Voe Paraná. A Gol fazia uma negociação chamada de compra de capacidade com a aérea menor, bancando parte da operação, mas tendo desconto de ICMS na compra do querosene de aviação. Esse é um ponto chave para entender o interesse das gigantes da aviação nas rotas regionais, já que hoje a alíquota de ICMS sobre o combustível de aeronaves é de 18%, mas a cada nova linha que uma companhia aérea abre dentro do Estado tem isenção de dois pontos percentuais, até chegar a 7%.

Uso dos ATRs
Num comunicado ao mercado, a Azul afirmou que “as aeronaves Cessna Caravan serão a maneira mais adequada para alcançar cidades e comunidades menores”. A Reuters, porém, divulgou que a companhia pretende substituir os Cessna pelos ATR-72 — o mesmo que opera em Pato Branco — em rotas de maior demanda e onde haja condições de infraestrutura. O aeroporto de Beltrão, por exemplo, necessitaria de melhorias no sistema de combate a incêndio, além da ampliação da capacidade de carga do pavimento e do comprimento e largura da pista para ter autorização de operar os ATRs de 70 lugares.

Slots em Congonhas
Caso a negociação se efetive, a Azul terá pago cerca de R$ 8,8 milhões por slot (horário de pouso e decolagem) em Congonhas. É pouco mais da metade do valor estimado por slot (R$ 15,8 milhões) operado pela companhia aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a Ágora Investimentos.

 

Gol interrompe venda de passagens para Beltrão 

JdeB – Desde ontem, não é mais possível reservar passagens ligando Beltrão e a Região Metropolitana de Curitiba pelo site da Gol Linhas Aéreas. Em simulações de compras feitas pela equipe do JdeB em diferentes datas, o sistema informava: “Não há passagens disponíveis para o dia que você escolheu voar”.

O Jornal de Beltrão buscou informações junto à Gol, mas recebeu uma nota minimizando a perda da parceira. “A aquisição da TwoFlex por uma congênere em nada afeta seu plano de expansão regional”, diz trecho do comunicado.

A companhia não explicou se a impossibilidade de compra era uma falha momentânea ou se já está deixando de comercializar os destinos operados pela TwoFlex. Também não respondeu se passageiros que compraram bilhetes para outros destinos conectados a partir de Curitiba terão seus assentos garantidos ou serão reembolsados. O comunicado não citou se a Gol buscará novos modelos para participar do Voe Paraná e ter acesso aos subsídios do ICMS.

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