Beltrão
.jpg)
Ontem à tarde, no Terminal Urbano de Beltrão, o movimento era tranquilo e os passageiros usavam máscara; houve distribuição para quem não tinha, pois o uso é obrigatório.
Fotos: Aline Leonardo/JdeB
O transporte coletivo urbano em Francisco Beltrão voltou a sua normalidade ontem. A determinação veio através da Prefeitura, que solicitou o retorno total do serviço. Até então, os horários e ônibus ainda estavam reduzidos em função da paralisação do comércio e as medidas de prevenção ao coronavírus, que se refletiram na baixa demanda de passageiros.
Essa decisão foi adotada após o protesto de alguns usuários, no final tarde de segunda-feira, 13, no terminal urbano. A reclamação era por causa da superlotação nos ônibus que estavam no terminal e que não puderam suprir a demanda exigida naquele momento. Os manifestantes argumentaram sobre o risco de contágio em ambientes de aglomeração e a falta de lugares nos ônibus por causa da superlotação.
[relacionadas]
Pequena insatisfação
As pessoas que demonstraram insatisfação com o serviço bloquearam a passagem do ônibus, que já estava com passageiros, impedindo que prosseguisse ao destino. A Polícia Militar precisou ser acionada para acalmar a situação.
O JdeB conversou com o administrador da Guancino Transportes Coletivos, Muran Almeida, segunda-feira de manhã. Segundo Muran, a demanda naquela manhã ainda estava muito baixa e a empresa estava monitorando como seria ao longo do dia, para então ver a necessidade de aumentar a frota de ônibus em circulação. Até então, não estava sendo necessário.
Em nova conversa com Muran, ontem, ele informou que a demanda ainda continua baixa, mas que, por determinação da Prefeitura, todos os ônibus já estariam circulando nos horários normais, para atender à demanda de transporte da população. Sobre o fato ocorrido na tarde de segunda-feira, Muran disse que foi algo isolado e que não voltou a ocorrer.
.jpg)
Uso obrigatório de máscara para todos os passageiros
Todos os passageiros deverão usar máscara para a utilização do serviço de transporte público. A determinação foi estabelecida no Art. 6º do decreto 189, publicado dia 9. Ficou determinada a obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público coletivo e acesso ao terminal. O passageiro que não estiver utilizando máscara, não poderá ser transportado. Ontem pela manhã, o equipamento foi distribuído aos passageiros que não tinham.
Idosos ainda não podem usar o transporte público
Muran Almeida, da Guancino, também informou que ainda mantém a determinação solicitada pela Prefeitura de Beltrão de não permitir o transporte de idosos. Essa medida foi adotada por causa da alta demanda de passageiros da terceira idade que continuaram usando o transporte público, mesmo com a recomendação de não o fazê-lo como medida de prevenção contra a disseminação do coronavírus. O objetivo é incentivar os idosos, que fazem parte do grupo de risco, a ficar em casa, evitar aglomerações, reduzindo risco de exposição ao Covid-19.