
Por Flávio Pedron – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Francisco Beltrão, promoveu um evento marcante em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, sábado, 8 de março, em sua sede. Sob a presidência de Raquel Nunes Bravo, da OAB local, foram homenageadas as advogadas pioneiras que atuaram em Francisco Beltrão.
O evento foi aberto com uma palestra ministrada pela personal style Stela Gritzmann, que falou sobre perfis e posicionamentos das profissionais do Direito na sociedade e ambientes de trabalho. Na sequência, houve o sorteio de brindes para as participantes que prestigiaram a solenidade, a formação da mesa de honra e a entrega de homenagens para as advogadas pioneiras.
Forma de gratidão
A presidente Raquel Bravo destacou a realização deste evento de reconhecimento às primeiras profissionais da profissão em Beltrão. “É um evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher, mas também é uma forma de homenagear as mulheres pioneiras, as primeiras advogadas de Francisco Beltrão e região. Nós tivemos uma homenagem a 12 mulheres que começaram a advogar na nossa região, isso é muito significativo, esse reconhecimento, porque hoje, se nós estamos aqui, é porque essas mulheres maravilhosas abriram o caminho para que hoje nós tenhamos muito mais advogadas na nossa subseção. Então, é uma forma de compartilhar uma gratidão, um momento de descontração e comemoração. E sempre sabendo que temos desafios, mas que esses desafios poderão ser vencidos, como já foram até agora”.
A presidente da subseção estima que quase as mulheres são quase 50% nos cursos de Direito e com atuação na subseção. “Nós temos aproximadamente 1.100, 1.200 advogados, dentre eles, 495 são mulheres”, informou.
A ex-presidente da OAB Paraná, dra. Mari Winter, também enalteceu a iniciativa da subseção. “Essa vez é uma data especial, recheada de simbolismos. Além de homenagear as advogadas pioneiras aqui da região, e quero registrar que foi um momento muito especial, porque ouvimos muitos depoimentos comoventes, além de pioneiras, mulheres que inspiraram outras mulheres que vieram depois e aqui deram seu depoimento”.
A advogada Lorena Schwartz, que representou sua família – a mãe Elizabeth, pioneira na profissão; o pai Loreni, advogado; e o irmão Alexandre, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná –, fez um rápido discurso de agradecimento pela homenagem à sua mãe.
A solenidade foi prestigiada pela secretária municipal da Mulher e Bem-Estar, Flaviana Tubin, pela coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária (NME/Acefb) Roberta Cirino e pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) Keyla Borghesan.
Advogadas pioneiras homenageadas
– Dra. Elizabeth Dalva Marins Schwartz, de 78 anos, primeira mulher advogada de Francisco Beltrão. Formou-se em Direito pela UFPR em 1970 e 1971 veio para Francisco Beltrão juntamente com o marido, também advogado, Loreni Schwartz. Foi representada por sua filha, também advogada, Lorena Schwartz.
– Dra. Ruth Fernandes de Oliveira, primeira secretária geral da Subseção da OAB de Francisco Beltrão. Formou-se em Direito em 1984 pela Faculdade de Direito São Francisco, de Bragança Paulista em 1984.
– Dra. Idamara Pellegrini Pasqualotto, formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo em 1983.
– Dra. Maria Aparecida de Paula Lima, formada em Direito pela UEPG, de Ponta Grossa em 1987.
– Dra. Monica Franco Bresolin, formada em Direito pela UFPR em 1989.
– Dra. Joscelani Pinzon, de Dois Vizinhos, formada em Direito pela Unisinos em 1989.
– Dra. Raquel Beatriz Sangaletti Lavrati, formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo em 1990.
– Dra. Simone Sangaletti da Silva, formada pela UEPG, de Ponta Grossa, em 1990. Atualmente reside em Pato Branco e trabalha no Fórum da Comarca.
– Dra. Mara Lucia Merisio, formada pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1991.
– Dra. Débora Marzagão Sedor, Formada pela Universidade São Francisco em 1991.
– Dra. Sandra Rita Menegatti de Lima, formanda em Direito pela Universidade de Caxias do Sul em 1987.
– Dra. Liliane Gruhn, formada pela UFPR em 1993.