6.7 C
Francisco Beltrão
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Edição 8.214

29/05/2025

BELTRÃO

OAB homenageia mulheres que foram pioneiras no Direito

Mulheres advogadas recebendo homenagens da OAB de Francisco Beltrão pela passagem do Dia da Mulher. Foto: Assessoria.

Por Flávio Pedron – A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Francisco Beltrão, promoveu um evento marcante em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, sábado, 8 de março, em sua sede. Sob a presidência de Raquel Nunes Bravo, da OAB local, foram homenageadas as advogadas pioneiras que atuaram em Francisco Beltrão.

O evento foi aberto com uma palestra ministrada pela personal style Stela Gritzmann, que falou sobre perfis e posicionamentos das profissionais do Direito na sociedade e ambientes de trabalho. Na sequência, houve o sorteio de brindes para as participantes que prestigiaram a solenidade, a formação da mesa de honra e a entrega de homenagens para as advogadas pioneiras.

Forma de gratidão

- Publicidade -

A presidente Raquel Bravo destacou a realização deste evento de reconhecimento às primeiras profissionais da profissão em Beltrão. “É um evento comemorativo pelo Dia Internacional da Mulher, mas também é uma forma de homenagear as mulheres pioneiras, as primeiras advogadas de Francisco Beltrão e região. Nós tivemos uma homenagem a 12 mulheres que começaram a advogar na nossa região, isso é muito significativo, esse reconhecimento, porque hoje, se nós estamos aqui, é porque essas mulheres maravilhosas abriram o caminho para que hoje nós tenhamos muito mais advogadas na nossa subseção. Então, é uma forma de compartilhar uma gratidão, um momento de descontração e comemoração. E sempre sabendo que temos desafios, mas que esses desafios poderão ser vencidos, como já foram até agora”.

A presidente da subseção estima que quase as mulheres são quase 50% nos cursos de Direito e com atuação na subseção. “Nós temos aproximadamente 1.100, 1.200 advogados, dentre eles, 495 são mulheres”, informou.

A ex-presidente da OAB Paraná, dra. Mari Winter, também enalteceu a iniciativa da subseção. “Essa vez é uma data especial, recheada de simbolismos. Além de homenagear as advogadas pioneiras aqui da região, e quero registrar que foi um momento muito especial, porque ouvimos muitos depoimentos comoventes, além de pioneiras, mulheres que inspiraram outras mulheres que vieram depois e aqui deram seu depoimento”.

 A advogada Lorena Schwartz, que representou sua família – a mãe Elizabeth, pioneira na profissão; o pai Loreni, advogado; e o irmão Alexandre, desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná –, fez um rápido discurso de agradecimento pela homenagem à sua mãe.

A solenidade foi prestigiada pela secretária municipal da Mulher e Bem-Estar, Flaviana Tubin, pela coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária (NME/Acefb) Roberta Cirino e pela presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) Keyla Borghesan.

Advogadas pioneiras homenageadas

Dra. Elizabeth Dalva Marins Schwartz, de 78 anos, primeira mulher advogada de Francisco Beltrão. Formou-se em Direito pela UFPR em 1970 e 1971 veio para Francisco Beltrão juntamente com o marido, também advogado, Loreni Schwartz. Foi representada por sua filha, também advogada, Lorena Schwartz.

Dra. Ruth Fernandes de Oliveira, primeira secretária geral da Subseção da OAB de Francisco Beltrão. Formou-se em Direito em 1984 pela Faculdade de Direito São Francisco, de Bragança Paulista em 1984.

Dra. Idamara Pellegrini Pasqualotto, formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo em 1983.

Dra. Maria Aparecida de Paula Lima, formada em Direito pela UEPG, de Ponta Grossa em 1987.

– Dra. Monica Franco Bresolin, formada em Direito pela UFPR em 1989.

Dra. Joscelani Pinzon, de Dois Vizinhos, formada em Direito pela Unisinos em 1989.

– Dra. Raquel Beatriz Sangaletti Lavrati, formada em Direito pela Universidade de Passo Fundo em 1990.

Dra. Simone Sangaletti da Silva, formada pela UEPG, de Ponta Grossa, em 1990. Atualmente reside em Pato Branco e trabalha no Fórum da Comarca.

Dra. Mara Lucia Merisio, formada pela Faculdade de Direito de Curitiba em 1991.

Dra. Débora Marzagão Sedor, Formada pela Universidade São Francisco em 1991.

Dra. Sandra Rita Menegatti de Lima, formanda em Direito pela Universidade de Caxias do Sul em 1987.

Dra. Liliane Gruhn, formada pela UFPR em 1993.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques