Mais mil novas ligações serão feitas na Cidade Norte.

A Sanepar dará continuidade à rede coletora de esgoto na Cidade Norte.
Os bairros Cantelmo, Jardim Virgínia e Pinheirinho serão contemplados nesta etapa. O custo é de R$ 2,43 milhões. Prazo para execução, 360 dias.
Fotos: Leandro Czerniaski/JdeB
O processo licitatório de expansão da rede coletora de esgoto para a região da Cidade Norte, em Francisco Beltrão, já está finalizado pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). A Jirau Alto Incorporadora e Construtora Ltda. será a responsável pelo serviço de abertura de valas e colocação dos canos, entre outros serviços. A obra inicia dia 13 de julho, segunda-feira, com previsão contratual de 360 dias para término da obra. O valor do investimento atual será de R$ 2.430.000, com recursos do BNDES.
Atualmente, a Cidade Norte tem 3.500 ligações da rede coletora de esgoto e será ampliada em mais 921 ligações. A região tem 66 mil metros de rede coletora de esgoto e a ampliação será em mais 20 mil metros. As obras vão abranger os bairros Pinheirinho, Jardim Virginia e Cantelmo. Hoje, a coleta de esgoto atende 3.800 famílias e serão contempladas mais mil famílias.
Todos os resíduos coletados serão destinados para a Estação de Tratamento de Esgoto Santa Rosa, na região da comunidade de Meninos Jesus. Depois do tratamento biológico, a água é despejada no Rio Marrecas. A ampliação do serviço não será cobrada dos moradores. No momento da ligação do imóvel será cobrada a taxa de adesão ao Sistema de Esgotamento Sanitário.
A instalação da rede de esgoto melhora a qualidade de vida das famílias. As fossas sépticas são fechadas e, assim, evita-se a proliferação de insetos e problemas de saúde, como as doenças intestinais. A presidente da Associação de Moradores do Bairro Cantelmo, Maria Zuleica Chaves, diz que o pessoal da sua comunidade ficou muito feliz com esta ampliação do sistema de coleta de esgoto. “É muito bom termos este projeto. É algo pro crescimento do bairro”, destaca Zuleica.
Coleta e tratamento de esgoto saltará de 77% para 80%
Em 32 anos, entre 1988 e 2020, a cidade de Francisco Beltrão saltou de 0% para 77% de cobertura com a rede de coleta e tratamento de esgoto. São duas estações de tratamento, uma construída no Bairro Presidente Kennedy e outra na comunidade de Menino Jesus.
Pelo menos 78 mil pessoas residem no perímetro urbano. Com a expansão do serviço de esgoto, a cidade chegará a 80% da coleta e tratamento de esgoto. Houve investimentos na rede de esgoto nas gestões de Guiomar Lopes, Vilmar Cordasso, Wilmar Reichembach, Antonio Cantelmo Neto e agora na gestão Cleber Fontana.
.jpg)